terça-feira, 6 de março de 2018

Rafael Diniz e Cláudio Andrade oficializam Conselho de Combate à Corrupção



Por Cláudio Andrade.

Hoje é um dia muito importante para o município de Campos dos Goytacazes. Às quinze horas, no Centro Executivo José Alves de Azevedo (CESEC), o Prefeito Rafael Diniz e o vereador Cláudio Andrade estarão lançando, oficialmente, o Conselho de Combate à Corrupção.

O Conselho, bem como a própria lei de Combate à corrupção foram criados pelo vereador e Presidente da CCJ Cláudio Andrade.

No dia 30 de Outubro de 2017, o Prefeito de Campos dos Goytacazes Rafael Diniz promulgou a Lei nº 8.775, de 20 de outubro de 2017 de autoria do líder do PSDC na Câmara.

Trata-se de uma norma municipal que dispõe sobre a criação da Política Municipal de Combate à Corrupção e à Impunidade dos Agentes Públicos e cria o dia 09 de dezembro como Dia Municipal de Combate à Corrupção.

Em consequência disso, Cláudio Andrade também enviou ao prefeito proposta para a criação do Conselho de Combate à Corrupção que também foi aprovada e transformada pelo chefe do poder executivo no Decreto de número 004/2018, que instituiu o Conselho anti corrupção no município.

Vale lembrar que o município de Campos dos Goytacazes já passou por várias operações policiais que desencadearam inúmeras prisões de agentes públicos e também de ex-prefeitos e ex-governadores, como a Operação 'Telhado de Vidro', Operação 'Cinquentinha' e a Operação 'Chequinho'. 

A concretização desse Conselho é a prova viva de que, a partir de hoje, os munícipes terão a oportunidade de  acompanhar de perto as fiscalizações e as apurações das denúncias através de seus representantes que lá estarão ocupando um assento.

Na oportunidade o Prefeito Rafael Diniz e o vereador Cláudio Andrade estarão anunciando a sede provisória do Conselho e a data do início dos trabalhos.

Fico muito lisonjeado em poder ter sido o idealizador de uma lei e de um conselho que já nasce forte, sério e propositivo.

Agradeço aos meus pares na Câmara Municipal que aprovaram por unanimidade meus projetos e ao Prefeito Rafael Diniz pela sensibilidade em promulgar entendendo que essa era uma dívida que os políticos de nosso município tinha com a sociedade. 

Que a busca pela ética e lisura sejam a base de pensamento dos integrantes desse histórico Conselho.


Um comentário:

Anônimo disse...

bom lembrar, tem muita gente do telhado de vidro no governo. de rafael