sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Prefeitura paga estatutários dia 24 e RPAs até o quinto dia útil


A Prefeitura de Campos efetua no próximo dia 24 o pagamento dos servidores estatutários ativos e inativos e cargos comissionados, referente ao mês de fevereiro. Segundo o secretário de Gestão Pública, André Oliveira, a folha de pagamento correspondente a estes 20 mil servidores, aproximadamente, corresponde a R$ 77 milhões.

— A prefeitura cumpre, mais uma vez, seu objetivo de pagar ao funcionalismo dentro do mês e, ainda, antes do Carnaval. Foi um grande esforço porque fevereiro é um mês muito curto, mas que conseguimos atingir o objetivo e pagar os servidores, dentro do mês e antes do Carnaval. Com trabalho responsável e planejamento, conseguimos alcançar nosso objetivo — informa o secretário.

Ele adianta que os trabalhadores do Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) receberão, conforme previsto, no quinto dia último do mês seguinte. “Quem é da parte do RPA pode ficar tranquilo porque estará recebendo até o quinto dia útil do mês seguinte, conforme previsto”, tranquiliza.

Recadastramento - O secretário de Gestão Pública lembra aos servidores ativos da Prefeitura de Campos sobre o recadastramento, que acontece até o dia 02 de abril, seguindo o calendário da secretaria. Nesta quinta-feira (16), teve início o recadastramento com os servidores com nomes iniciados pela letra “E”, realizado nos dias 16, 17 e 20 de fevereiro. 

O recadastramento, que começou no dia 1º de fevereiro, termina no dia 02 de abril e o atendimento nos postos de atendimento é das 9h às 16h. Ele lembra que, não fizer o recadastramento, até o final do prazo, fica sujeito a ter o pagamento do mês de maio suspenso, conforme prevê o edital de convocação.

Por: Liliane Barreto 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Terceira Via tv: Rafael presta contas e Cláudio Andrade assume CCJ

Vereador Cláudio Andrade assume CCJ da Câmara de Campos


O vereador Cláudio Andrade participou nesta quarta-feira (15), da primeira sessão da Câmara após o recesso de fim de ano. A sessão contou com a presença dos 25 vereadores eleitos e do prefeito Rafael Diniz que aproveitou a oportunidade para fazer um balanço dos quarenta dias de governo e lembrou que hoje, Cláudio ocupa a mesma cadeira que ele ocupava enquanto vereador.

O vereador Cláudio Andrade foi escolhido para presidir a Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final.

Trata-se de uma comissão técnica, considerada uma das mais importantes pelo caráter jurídico. Por ela, passam todas as mensagens vindas do executivo.

Cláudio Andrade também foi escolhido como membro da Comissão de Defesa da Juventude e também membro da Comissão de Legislação Participativa.

O presidente da Câmara, Marcão Gomes, leu o requerimento encaminhado pelo presidente do PSDC em Campos, Edson Faez, que escolheu o vereador Cláudio Andrade, líder do partido na Câmara, posição antes ocupada pelo vereador José Carlos, seu colega de partido.

*Postado pela assessoria!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Não podemos viver de heranças públicas


O escritor sueco August Strindberg (1849/1912) dizia que em sua obra “Senhorita Julia” que superstição e preconceitos não podem ser extirpados de uma hora para outra.

Trata-se de uma grande verdade e a política é um grande exemplo disso. Nela, ainda existem pessoas que para alcançarem um mandato eletivo trabalham as fraquezas dos menos favorecidos para alimentarem seus sonhos de poder.

Passeiam pelas comunidades e por áreas de enorme vulnerabilidade com remédios paliativos que apenas conferem sobrevida para aqueles que não querem somente sair do estado de miserabilidade. Querem independência.

Na atual conjuntura que vive o município de Campos dos Goytacazes, qualquer coisa que seja realizada pelo Prefeito Rafael Diniz e pelos vereadores de sua base (me incluo nesse grupo) será pouco diante da desestruturação herdada.

O romancista Ramón Del Valle-Inclán (1866/1936) foi cirúrgico ao dizer em sua obra “Luces de Bohemia” que as mais belas imagens ficam absurdas se refletidas num espelho côncavo.

Assim estamos hoje, no contexto municipal. Há desespero por vagas de emprego, por saúde de qualidade, por pagamento, enfim, por dignidade no sentido abrangente da palavra.

Verdade que não podemos iniciar essa jornada com o discurso cansativo de que tudo é culpa do passado. Na verdade é, mas é preciso encarar os obstáculos e conseguir passar para a população que o novo chegou e precisa de tempo para inovar.

Precisamos ser capazes de sentir alegria com a alegria do outro e esse é o segredo da felicidade. Na qualidade de vereador venho lutando para constatar nos olhos dos outros a alegria de dias melhores, mas isso não é simples e não ocorre com um estalar de dedos.

Guardo com carinho a célebre frase do romancista Sul africano (1903/1988) Alan Paton: “desistir de reformar a sociedade é desistir de suas próprias responsabilidades como homem livre”.

Amanha serão iniciadas as sessões na Câmara dos Vereadores e espero que possamos inaugurar uma nova fase. Precisamos de um novo tempo e de uma nova forma de fazer política.

O escritor italiano Giorgio Bassani (1916/2000) disse que o nosso defeito é seguir em frente com a cabeça eternamente virada para trás.

Não vou esquecer o que os governos passados fizeram com a minha amada Campos dos Goytacazes, mas, também não me permitirei ser um homem público de heranças.

Claudio Andrade.

Câmara de Campos inicia sessões e CPI da Lava jato poderá entrar em pauta


A Câmara de Vereadores de Campos inicia suas sessões plenárias deste ano nesta quarta-feira, dia 15, a partir das 17h. Para o início do ano no legislativo, a sessão ordinária contará com a presença do prefeito, Rafael Diniz, que irá abrir os trabalhos com uma mensagem ao legislativo. A sessão será transmitida ao vivo através da TV Câmara Campos no sinal aberto digital no canal 19.3; em sinal fechado nos canais 152 da VerTv e 2 da BlueTV; e através do site www.camaracampos.rj.gov.br.

“Esperamos contar com todos os 25 vereadores para a abertura das sessões ordinárias deste ano, que promete ser de muito trabalho. Vamos ter uma Câmara atuante e muito produtiva, com um trabalho voltado para a população. Estamos estabelecendo as comissões de trabalho para poder desde já distribuir os temas que surgirem e as propostas de projetos que forem formalizadas. Volto a dizer que a relação entre a Câmara e a prefeitura será de muito respeito e não de servilismo como vimos na gestão anterior”, disse o presidente da Câmara, Marcão Gomes (Rede).

Entre os assuntos que estarão nas pautas das primeiras sessões, o destaque será a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o envolvimento da gestão municipal anterior com executivos incluídos na Operação Lava Jato. 

*Por Vivianne Chagas - Ascom Câmara Campos

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Abastecimento de veículos: Rafael reduz taxa de administração de cartão em 20%


Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Contratos

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO PÚBLICA
EXTRATO DO 5º TERMO ADITIVO - RENEGOCIAÇÃO
Processo nº 2013.115.000393-9-PR
Pregão nº 035/2013
Contrato nº 0345/2013
Empresa Contratada: TRIVALE ADMINISTRAÇÃO LTDA
CNPJ: 00.604.122/0001-97
Objeto: O objeto do presente termo aditivo é a alteração do valor da contratação, em decorrência da renegociação dos valores contratuais promovida entre as partes, que culminou na redução de 20% (vinte por cento) sobre o valor da taxa de administração do cartão eletrônico de abastecimento, que irá atender a frota de veículos desta Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes.
Valor: O valor da taxa de administração do cartão eletrônico de abastecimento do contrato original de 3,40% (três vírgula quarenta por cento) que com o desconto de 0,68% (zero vírgula sessenta e oito por cento), passará a ser de 2,72% (dois vírgula setenta e dois por cento).
Data da assinatura: 16/01/2017
Campos dos Goytacazes, 07 de Fevereiro de 2017.
Id: 2012255

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Política e praia



O cantor e compositor Renato Russo (1960/1996) já dizia em um de seus poemas que quando se vê o mar existe algo que diz: a vida continua e se entregar é uma bobagem.

Na política há sim dois caminhos a seguir e um deles é o que nos leva ao reconhecimento por estar fazendo o bem de forma concreta.

Na última semana visitei -já tinha estado no local com o Prefeito Rafael Diniz- novamente no HGG (Hospital Geral de Guarus) para uma visita política e de averiguação das necessidades internas da unidade.

Um dos setores, o de atendimento pediátrico estava sem luz e os profissionais no escuro, iluminados apenas pela claridade emanada pelo aparelho que analisa exames e radiografias.

Nesse momento pensei e me veio à mente a praia. Motivo: ela é ainda um dos locais mais democráticos do mundo e assim deve ser as unidades públicas de saúde.

A praia recebe todos os dias pessoas de diferentes regiões, idiomas, classe social e de cor. Na praia o ato de mergulhar é democrático e só não se banha quem não quer.

Assim deve ser uma repartição pública: uma praia. A falta de iluminação no setor do HGG faz com que a praia fique interditada ou limitada de forma privada somente para alguns banhistas e isso causa exclusão.

Buscando resolver a questão a mim apresentada e sabedor das dificuldades encontradas pelo Prefeito Rafael Diniz, busquei, junto ao setor privado, a ajuda necessária para que o problema fosse solucionado de imediato, pois a praia e o banho de mar é direito de todos.

Essa relação da praia com o acesso ao que é público é necessário para que possamos entender que por muitos anos os serviços públicos foram agrupados para atenderem um seleto grupo de necessitados e os demais, não menos desfavorecidos, ficaram à deriva por questões meramente políticas. Tínhamos pequenas praias particulares.

Continuando a minha peregrinação por Guarus visitei umas das muitas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e constatei problemas similares. As dificuldades lá encontradas também foram solucionadas em parte com ajuda da iniciativa privada.

Isaac Newton (1643/1727) disse um dia que não sabia como o mundo lhe via, mas que se sentia como um garoto brincando na praia, contente em achar aqui e ali, uma pedra mais lisa ou uma concha mais bonita, mas tendo sempre diante de dele, ainda por descobrir, "O grande oceano de verdades".

Na qualidade de vereador não posso ficar apenas esperando o poder público atuar, pois na atual situação, o socorro pode demorar um pouco, em que pese os esforços da atual gestão para tirar a cidade da areia movediça.

Busco para o povo, a praia. Que ela seja, em um futuro bem próximo, bela, democrática, estruturada e plural.

O povo merece.

Cláudio Andrade.