sábado, 1 de abril de 2017

CCZ realiza mutirão de combate ao Aedes aegypti em Rio Preto


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visitou 898 imóveis na localidade de Rio Preto, distrito de Morangaba, nesta sexta-feira (31), durante o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegyti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Ao todo, 55 agentes participaram do mutirão, que também contou com carros fumacê. Segundo o diretor do CCZ, Jorgeamado de Almeida, foram recolhidos 31 focos do mosquito, incluindo em nove pneus. A previsão é de que, na próxima sexta-feira (07), o mutirão seja realizado em Ibitioca.

- Visitamos 898 imóveis de um total de 1.283. Normalmente, nestes imóveis encontrados fechados, moram pessoas que, durante a semana, estão trabalhando, mas vamos fazer um levantamento com a equipe que realiza o trabalho permanente em Rio Preto para saber se estes locais já receberam a visita da nossa equipe - informa.

Jorgeamado reforça os cuidados permanentes que devem ser tomados pela população. “É muito importante continuar com os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti, como não deixar água parada em garrafas, tampinhas e pneus ou outros inservíveis que acumulem água, que é onde os focos são encontrados. Também é fundamental fazer a lição de casa e reservar 10 minutos contra a dengue, diariamente, como orienta o Ministério da Saúde. Temos que lembrar que o transmissor da febre amarela é o mosquito. O macaco é uma vítima como a gente”, explica o diretor do CCZ.

Ele também alerta a população para que evite áreas de mata neste período. “É bom que, em geral, as pessoas evitem neste período as áreas de mata, onde é comum o turismo ecológico e, na área urbana dessas regiões dessas regiões, principalmente, não se deixe acumular lixo”. A secretaria de Saúde iniciou no dia 04 de março a vacinação contra a febre amarela em Rio Preto.

Bloqueio vacinal - O trabalho faz parte de uma estratégia do município para prevenir a população de doenças contraídas através do mosquito, que inclui ainda a vacinação, iniciada em áreas de mata atlântica e proximidades, seguindo orientações da secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). A vacinação em Rio Preto teve início no dia 04 de março.

Por: Liliane Barreto - Foto: Rodrigo Silveira

PMCG

Nenhum comentário: