quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Câmara, denúncia e cheques


As eleições oficialmente terminaram, porém, as cadeiras ainda não estão totalmente nominadas.

Cinco ações eleitorais já foram devolvidas ao cartório eleitoral com a devida posição ministerial, após o oferecimento das defesas dos respectivos acusados.

Certo é que os programas sociais, como o cheque cidadão, não serão encerrados. Por outro lado, correta se faz uma análise minuciosa da vulnerabilidade de quem recebe e isso é crucial para que o benefício esteja nas mãos de quem realmente necessita.

Outro ponto, ainda dentro das questões que envolvem o cheque cidadão, é o tempo de dependência de quem recebe. Após a análise da vulnerabilidade acima citada, o caminho para os que continuarão recebendo deve ser a busca por um ofício ou por portas de emprego.

Isso é necessário para que possamos dar dignidade ao cidadão e abrir novas oportunidades aos que ainda não foram contemplados com o auxílio.

O cheque cidadão não pode ser uma eterna bengala de apoio. Ele precisa ser a ponte que liga os que estão situados abaixo da linha da pobreza ao crescimento de renda, que envolve, por que não, a própria existência desses cidadãos, enquanto seres humanos.

O novo prefeito com a ajuda de parcela considerável dos vereadores eleitos terá uma missão árdua que é a de possibilitar, através de ações inteligentes e possíveis, a abertura de portas de emprego.

Não custa lembrar que devido a um projeto político individualista praticado pela atual gestão, grande parte das empresas que prestam serviços para a Prefeitura de Campos é de fora do município e isso afeta, junto a outros fatores, o comércio local.

Aqueles que forem condenados, caso isso ocorra, deverão servir de marco para a reeducação da emissão e dos critérios para a concessão do cheque cidadão. Caso todos sejam absolvidos, que o novo prefeito, junto aos seus pares, possa redirecionar o programa e aliá-lo a uma grande frente de abertura de emprego.

A postura das assistentes sociais é digna de louvor. Conseguiram honrar seus respectivos juramentos, resistiram a inúmeras pressões e foram peças cruciais para que o trabalho da polícia federal tivesse êxito.

A nossa cidade precisa ser passada a limpo e a imagem desgastada creditada ao cheque cidadão não pode, por mais grave que seja instrumento impeditivo para que os mais necessitados tenham a oportunidade de serem ajudados pelo Poder Público.

Cláudio Andrade.

Nenhum comentário: