sábado, 17 de setembro de 2016

MP quer cassar 34 candidatos a vereador da coligação que apoia Chicão


A Promotoria de Justiça junto à 76ª Zona Eleitoral distribuiu, neste sábado (17/09), ações contra 34 candidatos a vereador em Campos dos Goytacazes. Todos fazem parte da coligação que apoia a candidatura a sucessão do atual governo, tendo alguns deles ocupado cargos em comissão no poder executivo municipal, incluindo ex-secretários municipais. Há também vereadores atualmente exercendo mandato.

Nas ações, o Ministério Público Eleitoral requer a cassação de registro ou de eventual diplomação e a decretação de inelegibilidade dos candidatos processados por oito anos. A acusação é de abuso de poder econômico e político.

As ações são resultado do trabalho investigativo decorrente da análise de documentos buscados e apreendidos em operação realizada no último dia 2, e que já havia resultado na propositura de ação em face da prefeita Rosinha Garotinho; de seus candidatos à sucessão, Dr. Chicão e Mauro Silva; da Secretária Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Ana Alice, e da coordenadora do Programa Cheque Cidadão.

O Ministério Público Eleitoral obteve diversos documentos que comprovam que os candidatos envolvidos no esquema tinham acesso a quantidades variadas, de acordo com sua influência política no grupo, de cartões do Cheque Cidadão entregues pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social para distribuição em seu reduto eleitoral, entre os eleitores que se comprometessem a, em troca, favorecê-los com o voto. “A entrega dos Cheques não obedecia aos critérios estabelecidos pela lei que criou o programa, mas apenas ao interesse político de cada candidato associado ao esquema”, ressalta a Promotoria.

Documentos encontrados na diligência realizada na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social revelam que pelo menos 18 mil beneficiários foram incluídos pelo esquema, além do número de inscritos oficiais do Programa, fornecido pelo município, que é de pouco mais de 12 mil pessoas.

O escandaloso esquema gerou pedido ao Juízo da 76ª Zona Eleitoral, em caráter de urgência, da suspensão dos pagamentos aos beneficiários do Cheque Cidadão que tenham sido incluídos ilicitamente no período pré-eleitoral até o final das eleições, bem como a exclusão de todos os beneficiários que estejam inseridos ilegalmente. Mas, até o momento, ainda não há decisão.

Todos os documentos apreendidos foram devidamente devolvidos ao juízo pelo Ministério Público Eleitoral, alguns instruindo os autos das muitas ações propostas.

MP.

3 comentários:

Antonio disse...

A justiça pode sim, suspender todos os cheques cidadãos que foram distribuídos nos últimos 6 meses, até o termino da eleição. Se o interesse era realmente ajudar aos mais pobres isso já teria sido feito antes e não agora em período eleitoral, não acham?

Anônimo disse...

Nao apenas o cheque como tb essa farra de rpas que surgem mais a Cd dia.eles sao obrigados a irem aos comucios e reunioes sob aneacas de corte no pgt e do emprego alem de nao poderem comentar e nem opinar apenas obedecer!


Luciana Soares Marques disse...

Observemos bem direitinho a foto de cada um, esses são os 34 candidatos ao cargo de vereador que são investigados pelo Ministério Público por uso indevido do poder e manipulação através do CHEQUE CIDADÃO. Caso a ser refletido pelo eleitor pois caracteriza compra de votos de forma subliminar, ludibriando não só o beneficiado quanto toda a população. Hoje você se beneficia com o cheque, nada contra, entretanto lá na frente aquele que te fez essa benéfica "bondade" estará livre para cooptar em benefício próprio,sem pensar em TODA a população. Então, aí entra o meu questionamento. Valerá a pena ficarmos sem: saúde, educação, saneamento básico, infraestrutura descente, segurança? Porque bem sabemos que nos últimos meses o que presenciamos é uma maquiagem bem ardilosa, para tentar mais uma vez enganar a população. "Bora" mudar!!! Acorda meu povo, pense no coletivo, um bom governante deve fazer dos agentes regionais um líder para lutar em prol de TODOS da comunidade, não apenas em prol de meia dúzia a ele subordinado.