terça-feira, 26 de julho de 2016

Como o eleitor vai escolher seus candidatos?


O Senado Federal deverá concluir no mês de agosto o processo de Impeachment que poderá afastar, definitivamente, a presidente Dilma Rousseff do cargo de Presidente da República.

A Operação Lava Jato, coordenada em primeira instância pelo juiz federal Sérgio Moro continuará gerando fatos importantes durante todo o ano de 2016, inclusive dentro do processo eleitoral dos municípios da federação. Algumas delações, inclusive, poderão atingir candidatos a prefeito de diversas cidades brasileiras.

Importante relevar também que a crise econômica, que atingiu a sociedade brasileira, vai afetar de forma contundente as campanhas eleitorais, principalmente com o término das doações feitas por pessoas jurídicas.

Em relação às eleições municipais em si, o eleitor decidirá seu voto de acordo com avaliação feita em relação aos serviços públicos. As gestões municipais em que os serviços públicos como educação, saúde e transportes estiverem bem avaliados, a tendência é que os candidatos do governo tenham grandes chances de se reelegerem ou emplacarem seu indicado.

No município de Campos dos Goytacazes setenta por cento da população, segundo dados do IBGE ganham até dois salários mínimos e isso poderá refletir na escolha dos candidatos, pois mesmo sendo o desemprego, um problema de âmbito nacional, em nosso município, quase oitenta por cento das empresas que prestam serviços ao poder público não estão sediadas em nossa cidade.

Outro ponto relevante é a imagem desgastada da classe política. Diante de tantas notícias desfavoráveis o ‘novo’ começa a despontar com força, mas o eleitor quer a jovialidade acompanhada de visão de gestão.
Importante ressaltar que em que pese a falta drástica de uma política que reduza as desigualdades sociais, a palavra corrupção já chegou aos grotões e já é identificada por todos como um mal a ser exterminado.

A Justiça Eleitoral precisa estar equipada para impedir que a falta de proposta de alguns postulantes supere as plataformas edificantes apresentadas por aqueles que já entenderam que a forma de fazer política precisa ser alterada em nome da construção de um novo tempo.

Até o dia cinco de agosto as convenções estarão escolhendo seus candidatos e poderemos identificar quais serão aqueles que tentarão transmitir para a população uma plataforma razoável de recuperação administrativa sem aquelas ideias mirabolantes que já não convencem mais ninguém.

Cláudio Andrade.

Nenhum comentário: