terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Falta de kits faz Campos mudar diagnóstico e estatísticas da dengue


A partir de agora, o paciente que for ao Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), em Campos, com suspeita de dengue pode não ter um diagnóstico exato. Isso, porque os fornecedores dos kits necessários para fazer o exame de sorologia (aquele que confirma a doença) não estão encontrando material no mercado. Segundo o diretor do CRDI, o infectologista Luiz José de Souza, há previsão de falta de material em breve por causa da grande demanda no país e a partir de agora, só os casos considerados mais graves passarão pelo exame de sorologia.

“É muito importante falar sobre isso e muito importante também que os próprios médicos estejam preparados para esta situação. Com o hemograma já é possível saber se a pessoa teve ou está com dengue por causa da alteração nas taxas. O exame de sorologia é usado para ter a confirmação. Com este novo cenário, em que já estamos com dificuldades de comprar os kits, estamos priorizando casos como os de grávidas, internações e de pessoas que nos procuram depois de alguns dias ainda com os sintomas. Esta é uma medida preventiva. Nos casos de pessoas que já estão bem, não vamos mais fazer a sorologia”, explicou o diretor.

Ainda segundo o infectologista, a mudança no diagnóstico também vai causar uma alteração nas estatísticas de dengue na cidade. “A partir de agora vamos relatar nossos casos como suspeita e não como confirmação. O próprio Ministério da Saúde aceita as notificações de casos suspeitos”, finalizou.

Segundo a diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques, o Hospital Drº Beda está com o estoque de kits em dia.

No estado - Nesta semana a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou que os kits para diagnosticar a dengue estão em falta no estado. De acordo com a Secretaria, a responsabilidade de fornecimento dos kits é do Ministério da Saúde.

Terceira Via

Nenhum comentário: