segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Dilma precisa de 12 votos para acabar com o Impeachment


A Folha de São Paulo divulgou uma pesquisa feita pelo instituto Datafolha realizada entre os deputados federais que mostra que a quantidade de parlamentares decididos a votar a favor do impeachment de Dilma Rousseff é maior do que daqueles que anunciaram publicamente serem contrários ao afastamento dela.

Mesmo assim, segundo a aferição, nenhum dos dois grupos possui a quantidade de votos necessária para sair vencedor dessa guerra. Por isso, o governo sangra, o parlamento perde o respeito e a economia desaba.

A realização efetiva do segundo Impeachment após a Constituição de 1988 se encontra nas mãos de um quantitativo de 27% dos deputados. Isso equivale a 138 parlamentares que serão as estrelas das próximas semanas.

No levantamento realizado pelo Datafolha, entre os dias 7 e 18 de dezembro, 42% dos deputados afirmaram que são favoráveis ao afastamento, o equivalente a 215 votos.

Para o processo de Impeachment passar na Câmara dos Deputados Federais são necessários, pelo menos, 342 votos, ou dois terços do total, logo, faltam 127 votos.

Nessa batalha existem também aqueles que são contrários ao Impeachment. 31% dos parlamentares afirmaram que votariam contra a abertura do processo contra a presidente.

Fazendo um apanhado geral, poderíamos afirmar que esse percentual, ao total de votantes, seria 159 votos garantidos pró-Dilma. Sendo assim, Dilma precisa, de forma urgente, apenas 12 apoios para alcançar a marca de 171 votos, número suficiente para sobreviver no cargo.

Caso o pedido de Impeachment passe pela Câmara, o debate vai para o Senado Federal, onde maioria simples é necessária para que vire um processo. Nesse momento, o clima é pelo afastamento de Dilma.

Vale ressaltar que qualquer presidente que perca força no Congresso Nacional e que não ‘alimente’ a sua base, fica à deriva.

Dilma ainda não tem a garantia do mínimo necessário para escapar do Impeachment por problemas em sua própria base. A pesquisa do Datafolha mostra que 26% dos deputados dos partidos formalmente governistas pretendem votar pelo impeachment. No PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer, a taxa sobe para 33%.

Pelo visto a política nacional ainda irá nos contemplar com muitas emoções. Infelizmente, muitas delas, de pura decepção, afinal, política para muitos é manutenção de poder a qualquer custo.

Cláudio Andrade.

Nenhum comentário: