quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Câmara: vereador Hirano elogia serviços do IMNE e garante atendimentos


“Já trabalhei no Grupo IMNE e conheço os serviços ali prestados e não haveria porque ter esta interrupção, uma vez que são serviços de excelência e quero testemunhar”. As palavras são do vereador Paulo Hirano (PR), que também é ex-secretário de Saúde e atual membro do Conselho de Saúde da Câmara de Vereadores de Campos. Ele elogiou o Grupo IMNE na sessão que aconteceu nesta quarta-feira (14) na Câmara.

A sessão corria normalmente quando o vereador Fred Machado leu esta reportagem do Jornal Terceira Via, que relata a retirada do Grupo IMNE da assistência ao SUS. Embora tivesse pouco tempo de fala, o vereador Fred leu o texto publicado pelo jornal e demonstrou insatisfação. “Espero que a leitura que fiz aqui nos faça refletir. Farei um relatório oficial para a Comissão de Saúde desta Casa para que, quando algum cidadão da nossa terra morrer por falta de uma quimioterapia ou radioterapia, possamos dizer que aqui neste local brigamos para que isso não acontecesse”, reclamou Fred Machado.

Em seguida, o vereador Paulo Hirano comentou a situação e disse que já havia conversado sobre o assunto com o vice-prefeito e secretário de Saúde de Campos, Dr. Chicão. O vereador, da base governista, teve mais tempo para falar sobre o caso, porque outros vereadores da situação cederam o tempo para ele.

“Quando tomei conhecimento do caso, liguei para o doutor Chicão, que disse que esta é uma questão da legalidade processual da adesão das empresas. Tenho absoluta certeza que estas pendências serão sanadas - até pela colocação do presidente do Grupo IMNE - e posso afirmar que o secretário de saúde tem a prerrogativa de transpor a dificuldade documental, uma vez que existe a necessidade do bem público. Posso garantir aqui, que em momento algum serão interrompidos estes serviços que são prestados à população, até porque seria uma irresponsabilidade de quem tomasse esta decisão”, explicou Hirano.

Ainda com a palavra, Paulo Hirano tranquilizou os pacientes. “Quero dizer para estes usuários que precisam destes serviços que não há necessidade de ficarem apreensivos com isto. Estamos tratando de vidas. E como eu disse, e (foi) garantido pelo Secretário de Saúde, ele (o secretário) tem a prerrogativa de, se houver necessidade, fazer a transposição de qualquer dificuldade documental que exista e interferir para que isto seja sanado e permaneça com assistência necessária - e que tem sido muito bem prestada a nossa população através deste serviço. Eu também estaria muito apreensivo, muito desesperado e muito preocupado com o destino que fosse dado em uma situação crítica como essa. Mas garanto a todos e a nossa população principalmente que não vai haver descontinuidade destes serviços, até porque são necessários para assistência da nossa população”.

Antes de encerrar as declarações, o vereador comunicou que vai procurar a presidência do Grupo IMNE. “Quero dizer que vou procurar o presidente para poder interceder, interferir e conduzir este processo no sentido de que a gente possa encontrar a solução adequada para que tudo se equilibre”, finalizou.

Os outros dois vereadores que falariam em seguida não estavam no plenário e o presidente da casa encerrou a sessão logo após as declarações de Paulo Hirano.

Terceira Via.

Nenhum comentário: