quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Dilma e a falácia do impeachment


O Brasil está em crise econômica e política e quanto a isso não restam dúvidas. Porém, importante destacar, que a preocupação de nossos governantes não é com os reflexos na sociedade das reformas anunciadas pelos ministros da Fazenda e do Planejamento.

O grande receio de Dilma e seus ministros é que a crise política continue forçando o governo a mostrar para a mídia o que se encontra por trás das cortinas.

Os que militam na área política sabem bem que os alinhamentos partidários fazem com que as crises sejam abafadas e só mesmo o que interessa seja vazado para a imprensa. Isso faz com que a sensação de Ordem governamental e administrativa paire sobre o país, mesmo que ela seja tão falsa como uma nota de três reais.

Nesse contexto surge o alardeado impeachment que muitos acreditam, de forma inocente, que acontecerá mediante uma ação coletiva impulsionada por deputados federais.

O impeachment de Dilma não vai acontecer, pois a ‘fome’ de poder dos parlamentares que compõem a Câmara Federal é maior do que qualquer insatisfação popular. A preocupação é com os cargos que as bancadas possuem dentro da administração federal.

O clima de agora, desfavorável à presidente Dilma, se dá pelo fato de que há risco de uma possível reforma e consequente extinção de ministérios. Caso isso ocorra, vários detentores de mandato irão perder força e esse enfraquecimento poderá gerar prejuízos ano que vem, nas bases diante do pleito municipal.

Não custa lembrar que o ex-presidente Fernando Collor só teve o impeachment aprovado, porque ignorou os integrantes do Congresso. Caso tivesse atendido aos anseios da ‘Casa do Povo’ terminaria o seu mandato mesmo com a delação de Pedro, seu irmão.

A presidente Dilma sabe disso e entende perfeitamente que se conseguir pinçar um bom articulador político para negociar, seu mandato ganha fôlego.

A intenção da base - e até de alguns integrantes da Oposição - é fazer ‘sangrar’ o governo enquanto não houver negociação visando à manutenção de cargos.

Não há lado algum, seja Situação ou Oposição, interessado em proteger a população da crise que assola o país e esmaga as classes sociais.

Não podemos nos iludir. A onda do Impeachment é falsa e serve para colocar a presidente Dilma no canto.

A solução é antiga. Basta continuar moendo os grãos e colocá-los nas mesmas bocas famintas de sempre. Seguindo esse roteiro nefasto, em pouco tempo estaremos falando do corte do cabelo da presidente ou qual será o prato servido no Alvorada.

Crise? Onde? Quando?

Cláudio Andrade

Nenhum comentário: