terça-feira, 11 de agosto de 2015

Sem saneamento, moradores do Novo Jockey precisam comprar água tratada


A falta de abastecimento de água é um dos maiores problemas dos moradores do bairro Novo Jockey. A comunidade não entende porque o serviço chegou a um bairro vizinho – o conjunto habitacional do Jockey – há cerca de dois anos e não ao deles. Como não há o serviço essencial, a saída foi perfurar um poço artesiano em cada residência. Desde então, de acordo com o autônomo Sergio da Silva, o local onde é armazenada a água - que vai para as torneiras - apresenta sinais de que algo está errado.


Para evitar problemas de saúde como diarreia e vômito, Sergio comprou um equipamento que filtra a água e a torna adequada ao consumo. “Foi um gasto inesperado, mas necessário. São duas caixas d’água. Uma recebe a água do poço e a outra distribui para as torneiras da casa”, disse Sergio.

Segundo os moradores, cada poço foi aberto após a análise de um profissional especializado. “A indicação era de que a água era própria para o consumo. Aproximadamente dois meses depois, a caixa d'água foi tomada pela ferrugem e detectamos que estaria imprópria, pois apresentava mau cheiro, gosto ruim e cor de ferrugem”, afirmou o autônomo.

Morando há 60 anos na rua Rosa Montezano Oliveira, a dona de casa Felicia Porto afirma que não tem esperança de ver o serviço de água instalado no bairro. “Cada vez que tomo banho a pele fica irritada. É uma água amarga, escura, com cheiro forte. Eu me acostumei e uso a água de poço sem tratamento", ressalta a aposentada.

Para a comerciante Tania Maria dos Santos não há como se acostumar com uma água imprópria ao consumo. "Se ferve, fica uma nata e a água inutilizada. Se coloca cloro, fica preta", reclama Tania que, assim como seus vizinhos, compra água para beber e preparar a comida. “Um custo que pesa no orçamento familiar”, afirma a comerciante.

Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal Terceira Via não obteve respostas da Prefeitura de Campos. Ainda assim, aguarda e publicará as versões para as questões acima.

Terceira Via

Nenhum comentário: