quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pacientes esperam mais de três horas por atendimento médico no HGG


Quem precisou ir ao Hospital Geral de Guarus (HGG), em Campos, na tarde desta terça-feira (4) teve que esperar mais de três horas para receber atendimento médico. O motivo da demora, segundo um paciente informou à reportagem do Terceira Via, foi a falta de médicos no PU de Guarus e no Hospital São José, na Baixada Campista. A informação foi passada para ele por um dos funcionários do HGG que disse que a ausência dos profissionais nestas unidades causou uma superlotação no HGG.

“Eu fui para o HGG por volta das 13h20 com febre e dor e precisei esperar até às 17h na fila para o atendimento. Outros pacientes que já estavam lá também reclamavam na demora. Tinha muita gente precisando de ajuda e transtornada com a situação. A sala de espera estava lotada e a informação é de que apenas um médico atendia. Um funcionário me disse que o PU de Guarus e o Hospital São José estavam sem médicos e isso causou a superlotação”, contou o salgadeiro Elton César da Silva.

A reportagem do Terceira Via foi até o PU de Guarus e no local apenas mães com suas crianças aguardavam pelo atendimento do médico pediatra. Funcionários da unidade informaram que o médico clínico geral não foi trabalhar nesta terça (4) e disseram ainda que os profissionais contratados estavam há dois meses sem receber o salário.

Fundação Municipal de Saúde responde reclamações
Em resposta, a Fundação Municipal de Saúde informou: "O Pronto Socorro do Hospital Geral de Guarus conta serviço de classificação de risco, ou seja, os pacientes que apesentam maior gravidade são atendido prioritariamente, já com menor gravidade podem aguardar um pouco mais. Portanto, o tempo de espera do referido paciente se deve ao grande volume de casos com maior urgência que foram atendidos de forma prioritária.

Os servidores públicos lotados nas unidades recebem os salários em dia. Já os pagamentos para os que recebem por RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) têm um calendário diferenciado. O pagamento se inicia, no 20º dia do mês posterior. Mas esse mês em virtude de adequações na folha o depósito referente aos proventos de junho está sendo processado.

Na Unidade Pré-Hospitalar de Guarus o atendimento em pediatria está normal, já a emergência clínica está momentaneamente atendendo apenas os casos mais graves. A situação deve ser regularizada nas próximas horas com o reforço na equipe de atendimento. Os pacientes clínicos de menor gravidade estão sendo encaminhados para o Hospital Geral de Guarus e outras unidades mais próximas.

Na unidade Pré-Hospitalar São José não houve registro de problemas no atendimento", disse a nota.

Terceira Via.

Nenhum comentário: