quarta-feira, 1 de julho de 2015

Profissionais da Saúde recebem certificados‏ em SJB


A secretaria de Saúde de São João da Barra realizou na última terça-feira, 30, a entrega de certificado direcionado aos enfermeiros da rede municipal que participaram da capacitação técnica e operacional em Teste Rápido Diagnóstico para HIV e Teste Rápido de Triagem para Sífilis, Hepatite B e C. O curso foi promovido pela secretaria de Saúde, por meio de parceria entre o programa DST/AIDS e Hepatites Virais, Coordenação de Vigilância em Saúde e a Coordenação de Atenção Básica.

Ministrado por profissionais da rede municipal que são multiplicadores estaduais da tecnologia (Secretaria Estadual de Saúde e Laboratório Central Noel Nutells - LACEN), o curso teve como conteúdo o acolhimento do paciente; aconselhamento pré e pós-teste; a realização do teste; encaminhamento para os serviços de referência.

Para o coordenador da Atenção Básica, Claudiomar Alves, a população será diretamente beneficiada pelos cursos de qualificação;

“Destaca-se o acolhimento e aconselhamento de alta qualidade para a população; o resultado rápido, em até 30 minutos; a descentralização dos testes rápidos para as unidades básicas ainda este ano; a possibilidade de fazer diagnóstico em tempo hábil para situações específicas como gestantes, acidentes com material biológico como também atendimento à população em geral.

De acordo com a secretária de Saúde de São João da Barra, Denise Esteves, o objetivo da descentralização destes exames é qualificar os profissionais e ampliar o acesso à população.

“A descentralização vai garantir aos usuários do SUS o diagnóstico precoce destas doenças que, se detectadas em fase inicial, possibilitará o tratamento mais eficaz e com maior qualidade de vida aos pacientes”, ressaltou.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: