sexta-feira, 10 de julho de 2015

Inimizade política ‘fake’ em Campos dos Goytacazes


Os últimos acontecimentos na planície goitacá confirmam a máxima de que algumas inimizades políticas são tão “verdadeiras” quanto uma nota de três reais. A cada dia, os eleitores e contribuintes são surpreendidos com uniões e rupturas entre determinados políticos que, até então aparentavam casamentos indissolúveis ou inimizades imortais.

No município de Campos dos Goytacazes, também considerando o clima quente iniciado após o município entrar no caos administrativo, várias uniões e separações já ocorreram envolvendo deputados, vereadores e assessores.

Muitos daqueles que se “agrediram” ao longo do mandato, hoje, são pessoas públicas “sem rosto” e reconhecíveis principalmente por seus hábitos migratórios sem consistência e que já não convence como antes.

Penso que parte dessas inimizades é criada para a platéia e serve apenas para “alimentar” a mídia. Com o passar do tempo e dependendo do contexto, essas inimizades se desfazem e brota uma cínica amizade ou vice versa, afinal tudo vale, para alguns, quando é o poder que está em jogo.

Em nossa cidade, alguns políticos chegaram ao ponto de desistirem de ações judiciais por danos morais em que figuravam como autores, em troca de apoio dos próprios acusados. Isso demonstra (de forma nítida) que até mesmo a reparação moral de alguns é passível de ser “negociada” nos bastidores. Essa relação entre alguns pares políticos – um tanto oportunista – traz incredulidade. Afinal, como dar crédito a alguém que negocia até a sua dor moral?

Não se pode permitir que a memória do cidadão seja acometida de um esquecimento ocasional. Imperioso impedir que todos os descalabros vistos até hoje passem em branco em ano eleitoral.

Precisamos separar o joio do trigo e avaliar a vida política pregressa de todos os postulantes para chegarmos a uma conclusão objetiva.

A mudança ideológica, a transitoriedade partidária e a ‘cara de pau’ de alguns nos trazem insegurança enquanto eleitor. Uns mudam seu pensamento acerca das gestões municipais de acordo com o espaço que detém na administração correspondente e isso chega a ser pecaminoso.

Os discursos utópicos de alguns políticos de nossa região inserem-se em muitas mentes e, infelizmente, limitam a capacidade de discernimento dos eleitores.

É incontestável que há postulantes dignos de serem creditados por meio do nosso voto. Todavia, trata-se de uma minoria quase em extinção. Afinal, como lutar contra um sistema pesado e focado no poder econômico de uns e messiânico de outros?

Os eleitores acabam por aprender que a esperança do voto creditado, muitas vezes desaparece diante de alguns representantes ávidos pelo poder em detrimento da representatividade a eles confiada pelo voto.

Abram os olhos, pois há muitos fakes em nossa glamorosa política goitacá.

Cláudio Andrade.

Nenhum comentário: