segunda-feira, 25 de maio de 2015

Rosinha deixa população sem dentaduras, blocos e pinos


O artigo 5º do Código de Ética da Odontologia é claro ao informar que o dentista pode se recusar a exercer a profissão em âmbito público ou privado onde as condições de trabalho não sejam dignas, seguras e salubres.

As fotos deprimentes que revelaram o estado caótico dos consultórios odontológicos apresentadas nas redes sociais, por si só já seriam motivo suficiente para que os dentistas paralisassem as atividades.

No município de Campos dos Goytacazes, a situação é crítica conforme já relatamos nos artigos “A odontologia pública de Campos e os repasses do governo federal” e “Sinal vermelho na odontologia pública de Campos”, ambos publicados aqui, em nossa Coluna.

Ontem, na rádio Continental de Campos, entrevistei no programa “Conexão Cláudio Andrade” o dentista concursado da rede municipal Alexandre Buchaul. Uma das informações prestadas por ele demonstra que a rede odontológica de nosso município se encontra em estado comatoso.

Segundo o profissional, há mais de um ano que o setor de prótese da Prefeitura de Campos dos Goytacazes está fechado e isso impossibilita que qualquer prótese, como as populares ‘dentaduras’ - bem como blocos e pinos - sejam colocados nas bocas dos cidadãos.

A informação é aberrante, pois sabemos bem os danos causados à saúde e à estima dessas pessoas que não possuem dentes. A boca bem cuidada, associada ao consequente sorriso é o ‘cartão de visitas’ das pessoas no âmbito social, familiar e laboral.

Segundo dados apresentados durante a entrevista e extraídos da CGSB (Coordenação Geral de Saúde Bucal) o recurso anual para o trabalho com prótese é de R$ 188.590,00 (cento e oitenta e oito mil quinhentos e noventa mil reais). Pelo visto, não será mais repassado devido ao fechamento injustificado do setor de prótese da Prefeitura de Campos.

Segundo informações recebidas por essa Coluna, devido aos dois últimos artigos publicados aqui, o secretário de Saúde ‘Chicão’ se reuniu, na última sexta-feira, com uma comissão de dentistas e ficou acordado que uma carta de intenção contendo todas as reivindicações da categoria será entregue nessa semana ao vice-prefeito.

Também não podemos deixar de registrar que a prefeita Rosinha fez publicar no Diário Oficial, no dia 20 de maio do corrente ano o pregão presencial nº 001-A/2015 para futura aquisição de equipamentos odontológicos para utilização nas unidades básicas de saúde.

A classe odontológica espera que esse pregão possa trazer um pouco mais de estrutura para os consultórios, pois a situação atual é de abandono e isso vem causando um enorme desconforto para esses profissionais.

A gestão atual não pode - de forma alguma - deixar de resgatar a classe odontológica desse buraco estrutural. São milhares de pessoas que estão deixando de ser atendidas com qualidade e, no caso da área de prótese, deixadas à própria sorte.

Cláudio Andrade 

Um comentário:

Anônimo disse...

Profissionais excelentes, a rede possui! Por que não anda??? Isso só pode ser problema de gestão!!!! Só não enxerga quem é cego!!!!