quarta-feira, 20 de maio de 2015

Fórum dos Direitos LGBT realizado em São João da Barra‏


Discutir políticas públicas e promover a interlocução entre a sociedade civil e o movimento LGBT, com ênfase na diversidade e enfrentamento da homofobia em suas diferentes expressões, foram os objetivos 1º Fórum Municipal de Direito LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), na terça-feira, 19, em São João da Barra. Realizado pela secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o evento aconteceu durante todo o dia no Auditório Municipal e contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Serviço Social e de integrantes de todas as secretarias da administração municipal.

Pessoas de renome na área, assim como pesquisadores e escritores, palestraram durante o Fórum e trocaram experiências com o público presente. O doutorando em Sociologia Política, Fábio Pessanha, abordou o tema “O movimento e a luta por direitos LGBT: o reconhecimento da diferença no campo social e jurídico brasileiro”. Doutorando em História, Rafael França proferiu sobre “Identidade travesti em suas trajetórias e interpretações”. A integrante do Centro de Cidadania LGBT Leste, Kathyla Katheryne, falou sobre “Violência e cidadania trans, avanços e vulnerabilidades”.

Outros assuntos abordados durante o encontro foram a importância da participação social na construção de políticas públicas e defesa de direitos LGBT, com a coordenadora do Centro de Cidadania LGBT do Rio de Janeiro, Sheila Corrêa, e o acesso igualitário aos serviços públicos, com o Superintendente Estadual de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Rio sem Homofobia, Claudio Nascimento.

– Contamos com importantes discussões que permeiam as políticas públicas, performance de gênero e lutas sociais. Isso tudo é dever da gestão pública e direito de nossa população – disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra, Swany Gomes.

Na opinião do palestrante Fábio Pessanha, é muito importante que o município esteja abrindo portas para discussões sobre o tema e esteja se preocupando em realizar políticas públicas para o bem estar do público LGBT. Além das palestras aconteceram oficinas sobre: Abuso de direitos – o não acesso a políticas públicas; Segurança pública/violência; Avanços legislativos em prol da população LGBT.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: