quinta-feira, 16 de abril de 2015

Festa de Nossa Senhora da Penha reúne 10 mil fiéis em SJB


Aproximadamente dez mil fiéis acompanharam a procissão de Nossa Senhora da Penha pelas principais ruas do distrito de Atafona, no litoral de São João da Barra, no início da noite de segunda-feira, 13. Considerado o maior do município, o cortejo reuniu devotos de 21 santos da igreja católica, que ornamentaram os andores em homenagem à padroeira.

Para o padre Marcos Paulo Pinalli, responsável pela Paróquia São João Batista, a participação desses andores, além de proporcionar maior amplitude à procissão, ajudou a desafogar a quantidade de fiéis próximos ao andor de Nossa Senhora da Penha. “Na verdade todos são devotos de Nossa Senhora, porém uns optam por acompanhar a procissão perto do andor de Nossa Senhora e outros se revezam entre os diversos andores”, explicou.

A devoção a Nossa Senhora da Penha é tanta que moradores se dirigiam à frente de suas residências para assistir ao momento de fé cristã. Diversos deles, no trajeto da procissão, montaram altares com santos de sua devoção em frente às residências e saudaram Nossa Senhora com fogos de artifícios e quadros pirotécnicos com a imagem da santa.

O carpinteiro naval Gilmar Moraes Lopes, 58 anos, residente na Rua Manoel Moreira da Silva, há três anos fez promessa a Nossa Senhora. Se ficasse curado do braço esmagado no momento da construção de um barco, acompanharia todos os anos a procissão e prepararia um altar com a imagem da santa em sua residência. “Preparamos também um espetáculo pirotécnico com fogos de artifício para saudar Nossa Senhora”, acrescentou o carpinteiro, que teve o seu braço curado.

O casal campista Conceição e Joaquim Sanguedo vem todos os anos para a casa de veraneio em Atafona participar da festa. “É uma tradição de família preparar um altar na frente de nossa casa para saudar Nossa senhora”, disse Conceição, que recebe anualmente em sua casa a irmã Brazília Filipo, moradora da cidade de São Paulo.

Já a dona de casa Laura Cristina, 42 anos, do bairro Carrapicho, em Atafona, há sete paga a promessa que fez para sua neta, que ao nascer foi para a UTI e ficou entre a vida e a morte. “Minha promessa foi acompanhar a procissão descalça todos os anos”, comentou Laura, que fez outra promessa de carregar uma vela do tamanho de sua irmã que se encontra enferma se ela ficar curada.

Devoção a outros santos – Entre os andores dos santos, estavam o Sagrado Coração de Jesus, São Miguel Arcanjo, Nossa Senhora Aparecida, São João Batista, Santa Edwigens, São Francisco de Assis, São Judas Tadeu, São Pedro, Nossa Senhora dos Navegantes, Santa Luzia, São Benedito, Nossa Senhora das Graças, Santa Terezinha do Menino Jesus, São Sebastião, Nossa Senhora de Fátima, São João Maria Vianneys, Santo Antonio, Santa Rita de Cássia, Santo Expedito e São José. Ao término da procissão em frente à igreja houve uma encenação teatral onde Nossa Senhora da Penha foi coroada.

Nossa Senhora da Penha - O dia de Nossa Senhora da Penha teve início com alvorada pelas ruas de Atafona. Às 10h foi celebrada Missa Campal pelo Bispo Diocesano de Campos dos Goytacazes, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. A cerimônia contou com a presença do prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco, de vereadores e demais autoridades locais e regionais.

Site da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: