terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Problema de energia elétrica começa a afetar abastecimento de água na Baixada Campista


Depois de deixar sem energia, ou com apenas uma fase, em grandes áreas dos municípios de São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e Campos dos Goytacazes -- inclusive com protesto de moradores bloqueando a BR-101 -- a Ampla já está começando a comprometer o abastecimento de água para mais de 150 mil pessoas na Baixada Campista, entre a Penha e o Farol de São Thomé.

Os problemas de abastecimento de energia elétrica, de responsabilidade da Ampla, que começaram na virada do anjo e permanecem em vários pontos, estão obrigando a concessionária Águas do Paraíba a operar as suas unidades na Baixada Campista com geradores, aumentar a frota de caminhões pipa e contratar mais veículos para retirada de efluentes de elevatórias de esgoto.

O Gerente de Operações de Águas do Paraíba, engenheiro Silas Almeida informa que a partir das duas horas da madrugada desta terça-feira, dia 06 de janeiro, toda a baixada campista passou a sofrer variações de tensão e, na maior parte do tempo, só recebendo energia elétrica em uma fase, prejudicando e trazendo prejuízos não só à concessionária, como também indústrias e comércio nessa grande área.

Águas do Paraíba já está operando com gerador na Estação de Tratamento de Água de Boa Vista, próximo ao Distrito de Santo Amaro, que abastece também todo o Farol de São Thomé, a principal praia de vereaneio de Campos dos Goytacazes, onde se concentram mais de 150 mil pessoas nos fins de semana.

A concessionária também está contratando geradores para a Estação de Tratamento do Beco (que abastece a área da Penha e parte do Novo Jockey) e para as unidades de Donana, São Sebastião e Saturnino de Brito.

Em função desse problema de energia elétrica, acrescentou o engenheiro Silas Almeida, a recomendação é que os moradores e visitantes da Baixada Campista colaborem reduzindo o consumo de água. Quem necessitar de abastecimento emergencial de água deve solicitar através do telefone Ligue Água. O número é 115.

Embora o problema de energia eletrica já comece a afetar cerca de 150 mil pessoas na Baixada Campista, o abastecimento de água na cidade de Campos dos Goytacazes, em ambas as margens do rio Paraíba do Sul, para aproximadamente 350 mil pessoas, continua normal.

De acordo com informações extraoficiais divulgada em nome da Ampla a veículos de comunicação e através da internet, os problemas de energia elétrica na região estariam sendo provocados pela “falha em um transformador” situado na Usina de Furnas, em Campos dos Goytacazes, cuja previsão de reparo é até a próxima sexta-feira (09-01)



Adelfran Lacerda

22 99234 4935
22 2733 4381

Um comentário:

fernandofarol disse...

É inaceitavel como os usuários desta aprendiz de concessionária são tratados.
Não há uma vez que se ligue para a AMPLA e não se ouça a atendente virtual comunicar a falta de energia elétrica em um ponto da cidade ou municipio vizinho. São postes caindo, geradores sucateaados, fios emendados... A inoperância é vizivel. Sem contar que para um simples atendimentos de religação de energia, são necessarias varias horas e em alguns casos, dias. E agora com o verão os problemas aumentam, vejam que a falta de qualidade é tanta, que devido ao mal funcionamento da AMPLA, outro serviço essencial como o fornecimento de água fica prejudicado. E o pior, ninguém faz nada...