quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Inepac quer paralisação das obras do Mercado Municipal de Campos


O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), que é responsável pela proteção do patrimônio material do Estado do Rio de Janeiro, recomendou que a Prefeitura de Campos paralise as obras de “revitalização” do Mercado Municipal. O órgão encaminhou ofícios ao Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam), à promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do município e também à prefeita Rosinha Garotinho. Segundo o documento do Inepac, o projeto apresentado pela prefeitura e aprovado pelo Coppam “irá provocar um empachamento (fechamento da visão, emparedamento) do prédio do Mercado”.

No ofício, o Diretor Geral do Inepac, Paulo Eduardo Vidal Leite Ribeiro, afirma ainda que o órgão abriu um processo de tombamento do Mercado Municipal de Campos já que “há o reconhecimento do Poder Público pela preservação do bem em questão”. Por esse motivo, o projeto aprovado pelo Coppam deverá ser enviado para apreciação do Inepac antes da retomada das obras.

O presidente do Coppam, Orávio de Campos Soares, e o promotor de Justiça de Tutela Coletiva de Campos, Marcelo Lessa, alegam que ainda não receberam o ofício do Inepac e só poderão comentar o assunto após analisarem o documento. O ofício também foi encaminhado ao Observatório Social de Campos que, ao contrário dos outros órgãos competentes, confirmou o recebimento.

Leiam a matéria completa no jornal Terceira Via.

Nenhum comentário: