sábado, 14 de junho de 2014

IBOPE vai apontar empate técnico de Garotinho/Crivella e crescimento de Pezão


A nova pesquisa Ibope que verificou o pulso da corrida eleitoral no Rio de Janeiro, e será divulgada nos próximos dias, vai mostrar que a disputa está acirrada, tanto para o Senado como para o governo. Aos números:

Para o governo, Garotinho aparece com 18%, Marcelo Crivella com 16%, Pezão com 13%, Lindbergh Farias com 11%, Cesar Maia com 8% e Miro Teixeira com 1%.

Para o Senado, se as eleições fossem hoje Sérgio Cabral venceria com 26%, Romário seria o segundo colocado, com 22%, seguidos de Jandira com 20%.
A pesquisa foi encomendada pela Firjan.

Por Lauro Jardim

Liminar garante reserva de vaga para advogado aprovado em Concurso da Câmara de Campos


A documentação carreada aos autos demonstra que: i) O edital do concurso previa 4 vagas pra o cargo de Procurador Legislativo Adjunto; ii) O impetrante foi aprovado em 1º lugar no certame; iii) O resultado do concurso foi devidamente homologado; iv) O impetrante foi convocado para assumir o cargo; Somado a isso, alega o impetrante ter sido indevidamente eliminado após a entrega da documentação exigida pelo edital. Nesse contexto, reputo presentes os requisitos necessários ao deferimento da liminar requerida. É que, a despeito do teor do documento de fl. 112/115, bem como da Portaria n. 551, de 04.11.2013 (fl. 121), não se afigura razoável o risco de o impetrante perder sua vaga na hipótese de ser judicialmente reconhecida a impertinência de sua eliminação no certame. Assim, defiro a liminar tão-somente para determinar a reserva da vaga do impetrante, até final julgamento do mérito. Intime-se para ciência e cumprimento. 2- Notifique-se a autoridade apontada como coatora do conteúdo da petição inicial, enviando-lhe a segunda via apresentada com as cópias dos documentos, a fim de que, no prazo de 10 (dez) dias, preste as informações. 3- Dê-se ciência do feito ao órgão de representação judicial da pessoa jurídica interessada (Município de Campos dos Goytacazes), enviando-lhe cópia da inicial sem documentos, para que, querendo, ingresse no feito. 4- Após, diga o MP.

Face do advogado José Paes.

Buffon não enfrenta a Inglaterra


O goleiro Buffon não vai enfrentar a Inglaterra, neste sábado, às 19h (de Brasília), na Arena da Amazônia, estreia da Itália na Copa do Mundo. A informação foi divulgada por vários jornais italianos nesta manhã e confirmada pelo arqueiro em seu Twitter. No post, Buffon manda uma mensagem de apoio aos companheiros, entre eles Salvatore Sirigu, o seu reserva imediato na posição.

- Olá a todos. A vida é bela e ainda estou em dívida com você. Não será um jogo perdido ou outro Mundial que vai me fazer mudar de ideia. Existem muitas maneiras de ser importante, mesmo que você não seja o protagonista em campo. Força, grande Salvatore. Força, rapazes mágicos. Força, Itália, meu amor! - publicou o goleiro em sua conta no Twitter.

G1.

PV confirma Eduardo Jorge na disputa ao Planalto


O Partido Verde (PV) confirmou neste sábado (14), em Brasília, a candidatura à Presidência da República de Eduardo Jorge para as eleições deste ano. A candidata a vice na chapa vai ser Célia Sacramento, que é a atual vice-prefeita de Salvador.

O presidenciável Eduardo Jorge já foi quatro vezes deputado federal, uma vez estadual e duas vezes secretário municipal de Saúde de São Paulo.

Ele também é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, do qual se desfiliou em 2003.

“Ao contrário das outras grandes três candidaturas, o PV tem uma coisa só, que é a força das ideias. (...) O que o partido pode contribuir com o Brasil é com ideias, é um partido de vanguarda. E a gente espera que a população possa dialogar com a gente”, afirmou o candidato.

G1.

Holanda goleia a Espanha por 5x1 em noite histórica


Depois da goleada de 5 a 1 em cima da Espanha, os jogadores da seleção holandesa não conseguem tirar uma ideia da cabeça: comemorar, e em grande estilo, a vitória. Durante a semana, a imprensa holandesa noticiou que Kuyt, De Jong e Sneijder aproveitaram o aniversário do meia do Galatasaray para explorar a noite carioca.

O Globo

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Coluna "Comentários", da Folha da Manhã, reconhece ações parlamentares de Roberto Henriques

clique para ampliar

Modelo italiano é confundido com Marcelo da Seleção e "paga o pato" no twitter


A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundonão foi das melhores para o lateral esquerdo Marcelo. Logo aos 10min do primeiro tempo, ele fez um gol contra e quase transformou em pesadelo o sonho canarinho no duelo diante da Croácia, que terminou comvitória verde e amarela por 3 a 1. Apesar de tudo isto, foi outra pessoa que “pagou o pato” pela falha do jogador durante a partida. Homônimo do canhoto, o anglo-italiano Marcello teve a sua conta no Twitter confundida com a do atleta e ouviu inúmeros xingamentos ao longo do jogo.

O gringo, que trabalha como modelo e tem ascendência inglesa e italiana, possui sobrenome Ferri e não Vieira, como o do camisa 6 da Seleção Brasileira. Além disto, seu nome tem duas letras “l”, diferente do do jogador. Apesar disto, acabou confundido com o autor do primeiro gol (contra) do Mundial de 2014. Isto porque a sua página na rede social pode ser encontrada pelo @Marcello – a do atleta é @12MarceloV.

Surpreende você ter feito um gol contra se está tuitando durante o jogo. Você é um p... idiota”, escreveu um chinês. “Eu espero que você morra, Marcelo”, postou outro escocês. “Belo gol contra, seu b...”, acrescentou um uruguaio.

Enquanto recebia estas mensagens, Marcello, o gringo, fez a alegria de seus seguidores, respondendo de maneira educada e bem-humorada. “Eu sinto muito pela timeline do @12MarceloV agora...”, escreveu em um momento, pouco antes de ter agradecido ao uruguaio que havia “elogiado” o seu “belo gol contra”.

Site Terra.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Neymar decide com erro de arbitragem e Brasil vira sobre a Croácia


Europeus saíram na frente com gol contra de Marcelo. Neymar marcou dois, o 2º após um pênalti duvidoso. No fim, Oscar fechou o placar em um contra-ataque.

Missa marca 25º aniversário de emancipação de Quissamã


Uma Missa em Ação de Graças, celebrada pelo padre Marcus Vinicius, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, na manhã desta quinta-feira (12), marcou o 25º aniversário de emancipação político administrativa de Quissamã. Desde o último dia 6, com a realização de sessão solene da Câmara Municipal, uma série de eventos foi realizada na programação do Jubileu de Prata.

O prefeito Octávio Carneiro, a primeira dama Hermínia Alvarez, secretários, vereadores estiveram entre os fieis que acompanharam a missa. Padre Marcus Vinicius fez questão de destacar a importância da fé e do amor a Deus no dia a dia dos munícipes. "O Brasão do Município traz uma cruz. É uma marca desta ligação com a religiosidade", frisou.

Participaram da celebração, os secretários de Obras, Junio Selem Pinto; de Governo, Ana Alice de Barcelos, de Administração, Udete Ferriol; de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda, Carla Cabral; de Assistência Social, Derli Barbosa Rodrigues; de Saúde, Mara Regina, e a Controladora Geral Cecília Peliccioni; além dos vereadores Marcelo Batista (presidente da Câmara) Jorge Gomes, Isabel Pessanha, Luiz Carlos Fonseca Lopes e Marcos Silva.

A celebração católica encerrou a programação do Jubileu de Prata. Durante toda a semana foram realizadas atividades que integraram as comemorações pela passagem do aniversário de Quissamã. Dentre elas, apresentações e espetáculo teatral no Centro cultural Sobradinho, ‘Domingo Esportivo’ na praça do Centro; homenagens aos autores/criadores do Hino, Brasão e Bandeira, e a premiação do concurso da EJA com a melhor frase mais bonita sobre os 25 anos de Quissamã; entrega das chaves de oito casas populares aos contemplados, e inauguração do campo society da praça do Sítio Boa Vista.

Assecom da Prefeitura de Quissamã

Jornalista da CNN é ferida em protesto contra a Copa em SP


Um jornalista da CNN ficou ferida durante um confronto entre manifestantes e policiais militares em um protesto contra a Copa do Mundo em São Paulo , na manhã desta quinta-feira (12). A confusão começou cerca de 10 minutos após o início do ato, pouco depois das 10h. Outros quatro jornalistas também ficaram feridos.
(O G1 acompanha em tempo real o clima da abertura da Copa em São Paulo, em fotos e vídeos.)

De acordo com uma mensagem postada na rede social Instagram pelo correspondente esportivo e âncora da CNN Alex Thomas, a produtora Barbara Arvanitidis pode ter quebrado o braço. Ela foi atingida por estilhaços de bomba de efeito moral.

"Sabemos que ela foi lesionada e socorrida para atendimento médico", disse ao G1 o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Luiz Mauricio Souza Blazeck. O caso será registrado no 52 DP, na Vila Carrão. A Polícia Civil irá apurar se ela foi ferida por algum artefato da PM ou dos manifestantes.

G1.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Prefeitura de Quissamã e Consórcio Terra & Mar se reúnem com moradores de Barra do Furado


A Prefeitura de Quissamã e o consórcio Terra & Mar se reuniram na manhã desta quarta-feira (11) com os moradores de Barra do Furado, no Espaço Barra Play, com o objetivo de ouvir as demandas da população, relacionadas as obras do complexo logístico e Industrial Farol/Barra do Furado.
Constantemente são realizadas reuniões com os cidadãos furadenses. Desta vez, cerca de 50 moradores participaram do encontro. Na oportunidade, eles fizeram questionamentos, deram sugestões e apontaram demandas que foram discutidas na ocasião.

O principal foco foi a segurança da população com a intensificação das obras e com isso, o aumento do tráfego de veículos pesados, principalmente na Avenida Atlântica, a mais movimentada da localidade. Assuntos como a permissão para ônibus e vans irem até o final da via, exposto pelos moradores que decidiram em assembleia pelo acesso, foi debatido pelo setor de Trânsito da Guarda Municipal. O GM Pimentel esclareceu a questão.

“Se a gente permitir a ida desse transporte até o final da avenida, a vida das pessoas estará mais exposta a sérios riscos. Nós entendemos que nossa função é cuidar do patrimônio e o maior deles é o munícipe. Por exemplo, quando o ônibus tiver que manobrar, é arriscado colidir com um desses caminhões. Sendo assim, o acesso não desses veículos não deve ser permitido, pois eles mesmos estão assumindo um perigo desnecessário”, pontuou.

Comerciantes também aproveitaram para perguntar sobre as cercas e correntes que foram colocadas para evitar a passagem de pessoas nas ruas e em locais onde passam os caminhões que chegam a 20, diariamente, carregados de grande pedras para a composição da nova extensão dos molhes, conforme projeto.

O trânsito pesado também causou transtornos nas ruas por conta dos paralelepípedos terem cedido e chegou a rachar manilhas do sistema de esgoto, em algumas ruas, também por ser ultrapassado. O calcetamento é muito antigo e a área de toda localidade possui solo arenoso, por isso se danifica tanto. Mas a população obteve as respostas que buscou. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Carla Cabral, foi portadora de algumas delas.

“Entendemos que as obras do complexo causam alguns transtornos, como ocorre em outras regiões com obras desse porte, mas o importante é que estamos (prefeitura e consórcio), alinhados com a população, em diálogo constante e dando a assistência necessária aos problemas que surgirem. Por determinação do prefeito Octávio, todos os secretários municipais estão sob aviso para o atendimento imediato das demandas que cabem à prefeitura. Já a parte que cabe ao consórcio, está em contrato que foi assinado em 2011”, explicou.

Carla Cabral, bem como os representantes do Consórcio Terra & Mar, presentes na ocasião, destacou ainda, a importância dos moradores utilizarem a ouvidoria criada exclusivamente, para atender as demandas. O Centro de Atendimento e Ouvidoria do Complexo Logístico Farol/Barra do Furado, funciona diariamente, no Antigo palanque de surf.

Assecom da Prefeitura de Quissamã 

Garotinho confunde Isaías com Ezequiel no templo de Valdomiro


"Valdemiro Santiago ficou irritado com a visita que Anthony Garotinho fez ao seu templo no fim de semana. Sem avisar, Garotinho foi ao culto do apóstolo ao lado do deputado Francisco Floriano.

Garotinho, que adora dizer que entende tudo de Bíblia, cometeu inclusive uma gafe ao discursar. Citou o Vale dos Ossos Secos como uma expressão do livro de Isaías quando na verdade é de Ezequiel".

Por Lauro Jardim AQUI


Roberto rebate Garotinho e divulga vídeo da campanha de 2010




O deputado federal Anthony Garotinho, em discurso na última segunda-feira, divulgado em matéria no jornal Folha da Manhã, para enaltecer sua amizade com Geraldo Pudim quis atingir minha imagem ao dizer que se arrependia profundamente de ter "indicado aquele ordinário do Roberto Henriques na eleição passada", palavras dele.

Ora, Garotinho em respeito aos meus eleitores, que fizeram de mim o deputado estadual mais votado de Campos dos Goytacazes na eleição passada, não descerei ao seu nível. 

Apenas quero esclarecer que a indicação que você afirma ter dado a mim, o apoio que você se comprometeu em me dar na eleição passada, simplesmente não houve. Nunca existiu. Uma prova disso é esse vídeo, gravado durante a campanha passada, onde você diz que se tivesse dois votos daria um a sua filha Clarissa e outro a Pudim. Isso é apoio? É indicação? Eu tenho minha consciência tranquila. Já você, poupe-nos das suas afirmações levianas, fique com Deus e boa saúde.

Roberto Henriques
enviado pela assessoria do parlamentar

Dilma melhora no Nordeste e cai no Sul e Sudeste, diz Ibope


O desgaste da presidente Dilma Rousseff não se manifesta em todas as regiões do País, segundo a pesquisa Ibope contratada pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo,divulgada na última terça-feira (10). No Nordeste, ela até melhorou: sua taxa de intenção de votos passou de 52% para 58% desde maio.

No Sul, porém, a petista caiu de 39% para 31%, e ficou em situação de empate técnico com o pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, que foi de 17% para 32%. No Sudeste, onde vivem quatro de cada dez eleitores, a preferência por Dilma caiu de 33% para 29%. Aécio ficou estável, ao oscilar de 24% para 25%, e Campos subiu de 8% para 13%.

Dilma ainda venceria no primeiro turno se dependesse da vontade dos moradores de municípios pequenos, com até 20 mil habitantes. Nessa faixa, ela tem 50% das preferências, e os adversários, somados, 35%. Nas cidades com mais de 100 mil habitantes, a realidade é outra: Dilma aparece com 32%, com apenas oito pontos de vantagem sobre seu adversário mais próximo, Aécio.

Leia mais notícias de Brasil e Política

A avaliação do governo também vai pior nas regiões Sul e Sudeste, nas quais alcança 45% e 43%, respectivamente, de ruim e péssimo. No Nordeste, os que aprovam o governo são 46%.

A pesquisa entrevistou 2002 pessoas em 142 municípios do País entre 4 e 7 de junho. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais. O levantamento foi registrado sob o protocolo BR-00154/2014 no Tribunal Superior Eleitoral.

R7.

Ministro da Agricultura na EXPOAGRO de Campos dos Goytacazes


O Ministro da Agricultura, Neri Geller, confirmou presença na 55ª Exposição Agropecuária e Industrial do Norte Fluminense (EXPOAGRO), que será realizada pela Fundação Rural de Campos (FRC) entre os dias 02 e 06 de julho. O ministro visitará o Parque de Exposições na sexta-feira, dia 04. O horário ainda está sendo definido. Além da visita de Neri Geller, a programação da EXPOAGRO conta com shows nacionais e regionais, concurso leiteiro, competições entre cavaleiros e amazonas, leilões, cavalgada, desfiles, apresentações de gastronomia e várias outras atrações.

Ímpar Comunicações.

"Tô Contigo" diz que concessionária faz covardia com o povo e coloca questão no colo de Rosinha


Durante audiência pública da Águas do Paraíba o vereador Tadeu Tô Contigo defendeu mais uma vez a redução da taxa de esgoto em Campos. Tadeu lembrou que teve aprovada na Câmara de Vereadores uma indicação legislativa, que sugere a redução da taxa em 50 %, que resultará na redução do valor total da conta de água em 25 %."Somente a prefeita Rosinha Garotinho pode mudar essa situação. Cabe somente a ela acabar com essa covardia que a concessionária faz com o povo de Campos", afirma Tadeu Tô Contigo.

Mauro chama "Tô Contigo" de desleal e covarde


“Antes de voltar ao Legislativo vi o vereador Alexandre Tadeu divulgar um e-mail anônimo que dizia sobre a minha participação, ao lado do vereador Jorge Magal, do presidente da Câmara Edson Batista e do secretário de Governo Suledil Bernardino, em um suposto movimento para retirar assinaturas do requerimento que solicitava a CPI da empresa Águas do Paraíba. Isso nunca aconteceu”, disse Mauro, que foi além e opinou sobre a atitude do Tô Contigo. “Foi desleal. Na verdade, nem posso pedir lealdade dele. Então, vejo como uma grande covardia. Assim como é covardia quando o vereador Alexandre Tadeu responsabiliza a prefeita Rosinha por não romper um contrato com a concessionária Águas do Paraíba. Ele sabe que não é simples. Fica nítido que tudo isso é um pretexto para promover a candidatura dele a deputado federal e ter um motivo para deixar o grupo. Ele pouco se importa com a população”, completou Mauro.

Fonte: Blog do Alexandre Bastos

Roberto Henriques fala sobre redução da maioridade penal.

Denúncia: condições da estrada Beira do Taí e mau atendimento do HFM


Após uma queda de moto provocada pelas más condições RJ-216, estrada que liga Campos à Farol de São Thomé, o primo do motoqueiro, Lélio Sales, de 35 anos, desabafou com a equipe do jornal Terceira Via, suas indignações que só aumentaram com o atendimento prestado pelos profissionais do Hospital Ferreira Machado (HFM).

Segundo Lélio, o acidente aconteceu na estrada Beira do Taí, na noite do último sábado (7 de junho) e Sidney Viana, de 39 anos, só passou por cirurgia na tarde do dia seguinte (8). Ainda de acordo do Lélio, no trecho dessa estrada em que ele sofreu a queda, há um quilômetro que precisa receber recapeamento asfáltico.

“Com a queda, ele bateu com a cabeça no chão e quebrou o maxilar. Chegou consciente no hospital, onde sofreu uma parada cardíaca. Agora se encontra na UTI. O que me deixa revoltado é ver um chefe de família nessas condições, à beira da morte, por causa de um buraco que por diversas vezes pedimos providências de autoridades”, disse ressaltando a demora no atendimento na unidade médica. “Quando você chega ao Hospital Ferreira Machado, o primeiro passo é ficar nos corredores”, acrescentou.

Essa não é a primeira vez que o jornal Terceira Via recebe queixas de moradores da localidade. Emmatéria publicada no dia 9 de maio, motoristas e moradores que trafegam pela estrada reclamam sobre os riscos que sofrem com a falta de manutenção. Para chegar ao Centro de Campos, eles trafegam 35 quilômetros passando por trechos com enormes buracos, sem sinalização, iluminação ou asfalto.

Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal Terceira Via entrou em contato por telefone com o secretário Municipal de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edilson Peixoto Gomes, sem obter resposta.

Por meio de nota, a direção do Hospital Ferreira Machado informou que vai apurar as queixas relatadas pela família do paciente e, então, se pronunciar sobre o caso em questão.

Terceira Via

terça-feira, 10 de junho de 2014

Quissamã qualifica população para mercado de trabalho


Novas turmas iniciando e outras se formando nesta semana em que o município completa 25 anos

Nesta segunda-feira (09), o Centro Cultural Sobradinho foi o palco da cerimônia de entrega de certificados de alguns cursos realizados pela Prefeitura de Quissamã em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que é referência em ensino profissional e ajuda a transformar a vida das pessoas com os cursos desenvolvidos de acordo com as exigências do mercado. Foram eles: "Auxiliar Administrativo”, 40 alunos e “Camareira onshore - offshore”, mais 15. Na mesma ocasião formaram-se também 50 alunos de “Salvatagem”, totalizando 105 profissionais qualificados e aptos para atuarem no mercado de trabalho.

No evento que contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda Carla Cabral e da Coordenadora do SENAC – Campos, Lívia Siqueira, mais 35 estudantes de “Auxiliar de Pessoal”, 25 de “Porteiro e Vigia” e 30 de “Agente de Informações Turísticas”, iniciaram novas turmas.

Em seguida, foi ministrada uma Aula Inaugural com entrega de material. Segundo Carla Cabral, uma das metas do Governo é oferecer aos munícipes instrução de qualidade para que seja um diferencial no mercado de trabalho e parcerias com instituições como o SENAC, SENAI, SEST, SENAT E IFF por exemplo, demonstram que as mudanças na qualidade da educação profissional da população são prioridades.

Na mesma noite, a Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, em Barra do Furado, também recebeu a visita de Carla Cabral para conversar com os alunos da primeira turma formada pelo SENAI na localidade. O Pedagogo Jefferson Correa e o Técnico em Educação Júlio Fontoura, ambos representantes do SENAI de Macaé estiverem presentes para a entrega de material que contém uniforme, livros, lápis, canetas e borracha.

“Hoje é uma noite muito feliz, pois estamos formando profissionais de qualidade e dando novas oportunidades para outras pessoas. No Sobradinho entregamos 105 certificados. Abrimos 90 novas vagas aqui e em Barra do Furado, onde a nossa primeira turma de “Montador de Painéis Elétricos” tem 35 alunos. Somente nessa noite, 230 alunos estão sendo contemplados. Para as empresas que atuam em Quissamã e para as que vierem se instalar, o município oferece mão de obra necessária e qualificada”, finalizou Carla.

“Dentre todos os municípios parceiros, Quissamã é o que tem maior índice de aproveitamento. Em turmas de 40 alunos, aproximadamente 93% se formam e conquistam espaço no mercado de trabalho. O trabalho que desenvolvemos aqui é exatamente o mesmo que desenvolvemos em nossas instalações em Macaé, então, temporariamente, enquanto durar o curso, podemos dizer que temos o SENAI Quissamã" afirmou o Coordenador Pedagógico do SENAI de Macaé, Jefferson Correa.

Assecom da Prefeitura de Quissamã

Rosinha fecha contrato de 1.405.467.15 milhões de reais em passagens aéreas


Contrato : 0219/2014

Processo: 2014.115.000086 P-PR

CNPJ: 15.867/0001-39

Valor R$ 1.405.467.15 milhões de reais

Prazo: 12 meses

Empresa: Aquino e Chebabe Agência de turismo LTDA

Patrimônio histórico de São João da Barra aberto a estudantes‏


Além de proporcionar oportunidade de visitação a moradores e turistas durante todo o ano, o patrimônio histórico de São João da Barra recebe frequentemente estudantes de escolas públicas e privadas, que buscam conhecer um pouco mais da história do município sanjoanense e região. Nesta terça-feira, 10, cerca de 80 estudantes do Instituto Profissional Laura de Vicunha, da cidade de Campos dos Goytacazes, esteve no Palácio Cultural Carlos Martins e na Casa de Cultura João Oscar (antiga Casa da Câmara e Cadeia), prédios históricos que receberam a certificação internacional do Herity e são geridos pela secretaria de Educação e Cultura. Os alunos também visitaram a igreja matriz, outro prédio certificado pelo instituto internacional como patrimônio cultural.

Segundo o coordenador geral de Cultura do município. André Pinto, as visitas são frequentes e realizadas mediante agendamento prévio. Os alunos acompanham atentamente as explicações sobre o funcionamento e a história dos prédios históricos. O próprio coordenador de cultura é o guia em algumas dessas visitações. “Muitas das vezes as pessoas que são da comunidade não veem a importância desses espaços para a região. A visita de pessoas de outras cidades desperta o interesse também nas pessoas daqui, isso é muito bom”, disse André.

Os professores do Instituto Laura de Vicunha que acompanharam os alunos participam da visita aos prédios sanjoanenses pela segunda vez. Em sala de aula, os alunos apresentam um relatório sobre o que adquiriram de conhecimento durante a visita. “No Palácio Cultural, por exemplo, os alunos aprendem tanto o conteúdo de História como Artes”, explicou a professora Michele Moraes, que leciona na disciplina de Artes.

O professor de História Franco Garcia frisou que é sempre bem recebido nas visitações aos prédios históricos de São João da Barra e que as explicações são sempre bem apresentadas, tirando o aluno da rotina da sala de aula. “Os alunos têm a noção do que são os patrimônios e de sua preservação. Depois da visita eles vão escolher um dos pontos e fazer uma pesquisa na internet, comparando com as impressões que tiveram na visita ao local”, explicou o professor.

Assecom da Prefeitura de SJB

Após proposta parcial de salário de 8% e ticket refeição de R$ 13,00 vigilantes voltam ao trabalho.


Ao contrário do que afirmou na última segunda-feira (9 de junho) o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Campos, Luis Rocha - que os vigilantes iriam continuar com a greve por tempo indeterminado - os profissionais que estavam de braços cruzados há mais de 40 dias retornarão ao trabalho nesta quarta-feira (11 de junho).

A nova informação foi passada pelo próprio Luis Rocha, que afirmou que os trabalhadores concordaram em retornar os trabalhos, mesmo sem ter todas as reivindicações atendidas. “A gente vai continuar tentando fazer com que os nossos direitos sejam validados. Não queremos prejudicar ainda mais a população”, disse.

Segundo Luis, a decisão foi firmada após assembleia no Rio de Janeiro, onde a categoria dos vigilantes decidiu pelo fim da greve e as agências, já que a categoria aprovou, parcialmente, a proposta de aumento de salário de 8% e ticket refeição de R$ 13,00.

As negociações com as reivindicações que não foram atendidas retornarão em setembro deste ano

Terceira Via. 

Morre o ex-governador do Rio de Janeiro Marcelo Alencar


O ex-governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar, de 88 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (10), como informou o Bom Dia Rio. Segundo informações do deputado federal Otávio Leite (PSDB), Alencar morreu em casa, por volta das 4h20, por complicações de saúde causadas por três acidentes vasculares cerebrais (AVC). Ele morava em São Conrado, na Zona Sul carioca.

O velório de Alencar está marcado para as 9h desta quarta-feira (11) no Palácio da Cidade, sede do poder municipal, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, segundo o partido.

G1.

Homenagens e premiação marcam as comemorações pelos 25 de Quissamã nesta terça (10)


O Centro Cultural Sobradinho será palco do evento “Valorizando Símbolos Municipais”, para homenagear os autores/criadores do Hino, Brasão e Bandeira de Quissamã, nesta terça-feira (10), a partir das 19 horas.

Na ocasião, o vencedor(a) do concurso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a melhor frase mais bonita sobre os 25 anos de emancipação político-administrativa do município, receberá a premiação.

Diversas atividades integram a programação pelas festividades do jubileu de prata quissamaense. Ações culturais e esportivas movimentaram o fim de semana. No sábado (07), teve oficina de pintura e leitura, apresentações da oficina de coral e espetáculo teatral "O Quarto de Bianca". Os eventos foram organizados pelo Centro Cultural Sobradinho, que compõe a Coordenadoria de Cultura e Lazer.

A praça Brigadeiro José Caetano, no Centro, recebeu o 'Domingo Esportivo'. Crianças e adolescentes participaram de jogos e brincadeiras como "tamanco", pingue-pongue, totó, cama elástica, pula-pula, escorrega e balanço, além de jogos de tabuleiro como dama e dominó, numa manhã agradável. O 'Domingo Esportivo' foi acompanhado de perto pela secretaria de Esporte e Lazer, queauxiliava e orientava as crianças.

O secretário Edi da Silva que esteve presente, falou sobre o evento. “Foi um domingo agradável para a família que pôde vir a praça brincar com seu filho e aproveitar as atividades que preparamos para comemorar os 25 anos de emancipação do nosso município. Foram muitas conquistas ao longo desse período, e estamos aqui para contribuir ainda mais para esse crescimento”, enfatizou.

PROGRAMAÇÃO


10/06 – Terça-feira
19h – Valorizando os Símbolos Municipais (homenagens aos autores do Hino, Brasão e Bandeira) e premiação do concurso da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - frase sobre 25 anos de Quissamã
Local: Centro Cultural Sobradinho

11/06 – Quarta-feira

10h – Entrega de ruas asfaltadas
Local: Canto da Saudade

15h – Entrega das chaves de casas populares
Local: Centro Cultural Sobradinho

19h – Inauguração do campo society e reforma da praça
Local: Sítio Boa Vista

12/06 – Quinta-feira

8h – Missa em Ação de Graças
Local: Matriz de Nossa Senhora do Desterro

10h - Desfile Cívico Escolar
Local: Avenida Barão de Vila Franca

Coordenadoria de Comunicação - PMQ
22 - 2768 9305 ou 2768 9300 R: 9429

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Creche recém-inaugurada suspende aulas por falta d'água em Campos dos Goytacazes


Dezenas de pais e responsáveis por alunos da Creche Jocineia da Silva Borges - que foi inaugurada há uma semana - no Jockey, fizeram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (9 de junho), em frente à instituição. Sete dias após ser aberta, a creche já está com as aulas suspensas por falta d’água. Os manifestantes atearam fogo em pneus, galhos e caixas, interditando as ruas Henrique Oliveira e Rosa Montezano.

Segundo os pais de alunos, a creche funciona com uma caixa d’água de apenas mil litros, quantidade insuficiente para atender às necessidades dos professores e estudantes.

De acordo com Deise Soares, mãe de um aluno, os moradores do Jockey tiveram que esperar mais de dois anos até que as obras fossem concluídas. “A prefeitura já fez esperarmos esse tempo todo e quando a gente pensa que finalmente terá onde deixar nossas crianças, os professores dizem que não vai haver aulas porque o colégio não tem água. Isso é um absurdo!”, reclama.

O problema da falta d’água na creche recém-inaugurada não atinge apenas os alunos. A dona de casa Ana Lúcia Coutinho conta que tem dois filhos especiais. Segundo ela, na tarde desta segunda-feira eles teriam consulta com um neurologista, no Hospital Geral de Guarus, mas ela não tem com quem deixar o terceiro filho, um bebê que deveria estar na creche. “Não vou poder ir à consulta porque a creche onde o meu filho mais novo estuda – que foi inaugurada há poucos dias - não tem aula por falta d’água. Se contar ninguém acredita”, ironiza.

Em nota, a Prefeitura de Campos informou que tem tomado as providências necessárias para que todas as crianças sejam atendidas pela rede municipal. Além de construir novas unidades, também está realizando obras de reforma e ampliação para aumentar o número de vagas e proporcionar mais conforto e segurança a todos. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes afirma que, devido à grande demanda para a Educação Infantil no Novo Jóquei, além da Creche Escola Modelo Jocinéia da Silva Borges, com capacidade para 100 alunos, inaugurada em 2013, há cerca de uma semana, foi concluída a obra em um imóvel para receber as crianças que estavam aguardando uma vaga na unidade.


Assim que foi informado sobre a falta d'água na manhã desta segunda-feira (09), quando ocorreu o problema no abastecimento, o departamento de infraestrutura da secretaria informou à empresa responsável, que já tomou as providências para os reparos necessários. Também foi solicitado caminhão-pipa para que não haja interrupção das aulas. Na região do Jóquei, já foram construídas e inauguradas duas creches modelo, sendo uma no Novo Jóquei e outra no Jóquei 2, e uma escola. Uma nova creche será construída para atender às crianças que, hoje, estão neste imóvel.

Terceira Via

domingo, 8 de junho de 2014

Guandu: moradores noticiam falta de transporte, médicos e remédios


Além da falta de ambulância, médicos e remédios, os moradores da localidade de Guandu denunciam a carência de outros serviços essenciais na comunidade. De acordo com eles, a falta de policiamento traz insegurança para o local.

Segundo a dona de casa e comerciante, Cremilda Viana, de 30 anos, o pouco patrulhamento dá brechas para os assaltos na região. “Aqui no meu estabelecimento comercial, já fui assaltada duas vezes. Por causa disso, fecho as portas do supermercado antes de escurecer, pois tenho medo de ser assaltada novamente”, falou.

Outra reclamação é a demora dos transportes coletivos. A doméstica, Edilma Martins, de 27 anos, diz que precisa sair de casa três horas antes para não chegar atrasada no serviço. “Todos os dias levanto às 4h para sair de casa às 5h e ir andando até às margens da BR-101 para pegar o ônibus que passa em Morro do Coco. Se eu esperar o primeiro ônibus passar aqui dentro de Guandu vou chegar muita atrasada no trabalho”, disse Edilma ainda informando que os coletivos passam de duas em duas horas.

Por telefone, o comandante do 8ª Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Antônio Carlos Sabino disse que o patrulhamento na localidade é feito, mas caso aconteça alguma eventualidade, como assaltos, a vítima deve ligar para o 190, informar o fato e registrar o boletim de ocorrência na delegacia.

Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal Terceira Via entrou em contato por telefone com a presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Álvaro Henrique de Souza Oliveira e um e-mail também foi enviado para Secretaria Municipal de Comunicação, sem obter resposta. Ainda assim, o jornal aguarda e publicará versão dela para este fato.

Há dez dias, cerca de 50 moradores da localidade fecharam a BR-101, no km 46, ateando fogo em pneus e galhos de árvores reivindicando melhores condições no local, principalmente na saúde pública.

Terceira Via.

"Conexão Cláudio Andrade" na Continental


Estaremos sorteando um aparelho celular para o Dia dos Namorados.