quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Assentados reunidos com representantes do governo do estado para implantação de projetos


Membros da Associação de Produtores e Agricultores Familiares do Assentamento Josué de Castro, do distrito de Morro do Coco, em Campos, voltaram a se reunir na manhã desta quarta-feira, dia 22, com representantes do governo do estado para estabelecer parcerias que viabilizem projetos no local, como do biodigestor e de piscicultura. A reunião, que aconteceu na sede do Projeto Frutificar (da Secretaria estadual de Agricultura) em Campos, foi a segunda sobre o tema. Ambas foram agendadas por intermédio do deputado estadual Roberto Henriques.

De acordo com José Carlos Santos da Silva, presidente da associação, o objetivo dos projetos é gerar trabalho e renda para os assentados, além de tornar o local independente e sustentável. "Possuímos a criação de suínos e o biodigestor trabalha na geração de energia e adubo através de dejetos de porcos, mas, para isso, é necessário um trator coletor e distribuidor", explicou.

De acordo com o supervisor do escritório da Emater em Campos, Bartolomeu Álvaro de Gusmão, o assentamento tem um potencial muito bom e há boa vontade por parte dos assentados. "Antes de mais nada será necessário implantar o projeto de proteção ambiental para que não haja um esgotamento de recursos naturais. É preciso ter planejamento. Não adianta ter trator e não ter quem o pilote, dinheiro para combustível, IPVA e manutenção", frisou.

O assentamento possui represas, que são reservatórios artificiais de água, onde há um projeto para criação de peixes. "Estamos fazendo um acompanhamento técnico desde o ano passado. Verificamos a qualidade da água e só são necessárias pequenas adequações para funcionar", disse Luiz Barnabé, coordenador do escritório regional da Fundação Instituto de Pesca do Estado.

Além do recurso financeiro para colocar os projetos em prática, foram discutidas formas de distribuição e beneficiamento do produto, como abate e corte dos suínos e peixes para venda. Ficou decidido que uma visita assentamento será feita na próxima sexta-feira.

"Precisamos sempre apoiar projetos como estes, que geram trabalho, renda e qualidade de vida aos assentados, fazendo com que eles não precisem sair do assentamento à procura de emprego na cidade e fomentando a produção e economia da região", destacou o deputado Roberto Henriques.

Participaram ainda da reunião o coordenador do Programa Especial de Fomento da Secretaria de Agricultura do Estado, Ronaldo Soares; Bruno Carlacho, engenheiro agrícola da Emater; o professor da Universidade Estadual Fluminense e coordenador regional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Luis Humberto Castillo; Jorginho Virgílio, assessor do deputado estadual Roberto Henriques.

Assecom do parlamentar

Nenhum comentário: