quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Assentados de Campos e representantes do Estado reunidos para parceria de projeto biodigestor


O deputado estadual Roberto Henriques intermediou ontem, dia 14, uma reunião entre o secretário estadual de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Alberto Messias Monfati, a presidente da Emater-RJ, Estela Alves Branco, e representantes da Associação de Produtores e Agricultores Familiares do Assentamento Josué de Castro, em Campos, com o objetivo de estabelecer uma parceria para fomentar o projeto de biodigestor existente no assentamento.

De acordo com José Carlos Santos da Silva, presidente da associação, é realizada no assentamento a criação sustentável de suínos e o biodigestor trabalha na geração de energia e adubo através de dejetos de porcos. Entretanto, seria necessário um trator com tanque pipa para que o projeto funcionasse plenamente. "Recorremos ao deputado Roberto Henriques para que pudéssemos ter essa ajuda do estado com o maquinário necessário para levarmos nosso projeto adiante", explicou José Carlos.

Para o deputado estadual Roberto Henriques, o papel de um legislador é não só criar projetos de lei, mas também criar pontes entre instancias de governos e seguimentos da sociedade civil organizada. "Hoje demos o primeiro passo. A Secretaria de Agricultura se interessou em ajudar no projeto e realizaremos novo encontro, em Campos, para definirmos os detalhes. Esse projeto não só é uma forma de criação sustentável, como gera trabalho e renda aos assentados, fazendo com que eles não precisem sair do assentamento à procura de emprego na cidade", destacou o deputado.

A reunião ocorreu na sede da Secretaria, no Rio, e também contou com a presença de Ronaldo Soares Pinto, gerente executivo do projeto Frutificar. Um novo encontro está marcado para a próxima quarta-feira, dia 22, em Campos.

Assecom do Parlamentar.

Nenhum comentário: