quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Propaganda institucional: o lado A e o B de Campos dos Goytacazes


A prefeita Rosinha Garotinho vem investindo cada vez mais em publicidade. Segundo informações recebidas por esta coluna - e também publicadas em alguns meios de comunicação - os valores chegam à quantia de R$ 15 milhões.

Com esse valor, os integrantes da atual gestão municipal pretendem espalhar os feitos do governo por todo o território de Campos dos Goytacazes. Não duvidem se vocês, caros leitores, lerem, ouvirem ou assistirem a matérias, noticiando uma Saúde de qualidade, o fim das filas nos postos e hospitais e uma distribuição de medicamentos a contento para todos os necessitados.

Também teremos mídia positiva em relação ao transporte público e um contorcionismo enorme para passar a equivocada impressão de que o penúltimo lugar no IDEP, com a nota 3.9, é algo digno de aplausos.

Porém, pelas ‘curvas’ que essa vida nos leva, estou tendo a grandiosa e enriquecedora oportunidade de visitar, todas as segundas-feiras, várias localidades do município. Constatei, junto com a equipe do grupo de Comunicação Terceira Via TV, colaboradora na produção do “Programa Cláudio Andrade”, que a realidade é outra e muito cruel.

Por força desse trabalho, já visitamos Guandu, Parque Real, Aroeira, Parque Boa Vista, Palmares, Parque Santa Edwirges, Mata da Cruz, Largo do Garcia, dentre outras localidades e a situação é de terra arrasada e profundo descaso com a população.

Os moradores, guardando as devidas proporções de cada um, não recebem do Poder Público o amparo obrigatório e necessário para que tenham uma vida digna e saudável.

Nas localidades acima citadas, faltam saneamento básico, água potável, área de lazer, coleta de lixo e transporte público. Quem tem a oportunidade, como eu tive, de observar ao vivo essas mazelas, não acredita estar dentro de Campos dos Goytacazes.

A distorção entre a publicidade oficial de R$ 15 milhões e a realidade da população beira o surreal. Temos irmãos campistas completamente entregues à própria sorte e só conseguindo sobreviver porque trabalham mediante ajuda mútua, pois não confiam na ação pública dos órgãos competentes.

Nem todas as pessoas têm a chance de ver de perto como a população de cada localidade é sofrida e sonhadora. Crianças, jovens, adultos e idosos, suplicando pelo mínimo existencial para que possam continuar suas vidas.

Apesar de tudo, eles demonstram muita esperança em seus olhares, o que serve a nós, da equipe de reportagem, como um valioso ensinamento. É muito triste para esses cidadãos não saberem quando serão resgatados por um Poder Público que se mostra eficaz nas propagandas e inoperante nas ações sociais.

Constato, de forma triste, que o município de Campos é composto por duas vertentes. A primeira, abastecida pelas propagandas, mostra o mundo Disney onde tudo é mágico e contagiante. O outro é obscuro, sofrido e composto por quem grita por mais humanidade.
Meu maior receio é de que um dia, o povo canse de sofrer e saia pela vida feito onda selvagem, arrancando tudo que é porcaria do caminho.

Uma atitude com resultados incertos, mas perfeitamente compreensível.

Cláudio Andrade

2 comentários:

Anônimo disse...

Eis o quadro atual da Baixada Campista, com relação aprestação de serviços pela prefeitura de Campos

Transporte coletivo, entregue ao transporte alternativo(Vans). Sendo certo que, vans, circulam superlotadas, sem o minimo de conforto, sem ar condicionado, sem cumprir horário, já que não existe, norma, lei, regulando esse tipo de transporte, quanto a esse item.
Esse fato vem ocorrendo, diariamente e há alguns anos, na Baixada Campista, que vai de Donana, a Farol de São Tomé. Região segundo o IBGE, com mais de 80 mil habitantes.
E a prefeita, faz que não que sabe.

Na área de saúde, sucateamento total, dos postos de saúde.
Aqui na Baixada, não se tem um hospital sequer. Existe um hospital em construção, o São José, construção essa, que vem ocorrendo, há mais de 04 anos.

As escolas municipais,como avaliado recentemente pelo IDEB, é de péssima qualidade. Logo as crianças, que as frequentam, infelizmente, perdem somente tempo.
Ah, mas, essas escolas, tem a presença de rosinha, pelo menos nas cores que são pintadas, o roxo, ou, lilas. Nisso ela(rosinha)sempre está presente, na propaganda, no marketing, na lavagem cerebral.

A duplicação do final da Av. 28 de março, até Goitacazes, com percurso de apenas, 6 kilômetros, desde o início dessa obra, há 6(seis) anos, ela, patina.
E, nem vidente, arriscaria dizer quando será conclusão.
Dizem que falta dinheiro. Mas para a propaganda da prefeita, não falta.

A décima terceira, prefeitura que mais arrecada,no Brasil, ou melhor, a décima terceira, mais rica do Brasil, tem por obrigação, ser muito melhor.
Porém, o que estamos vendo é bem diferente.

Anônimo disse...

ESSA PREFEITA TEM QUE LEVAR UM PISÃO(TROCA O I PELO E) NA SUA UNHA ENCRAVADA EM OUTUBRO.ENGANADORA!