domingo, 14 de setembro de 2014

Concurso de Campos: aprovados na área da educação não são chamados para a posse


Ser aprovado em um concurso público é o sonho de muitas pessoas que desejam adquirir estabilidade financeira, possibilidade de ascensão, além da obtenção de plano de saúde, dentário, auxílio alimentação e transporte. Para alcançar esse objetivo, os interessados enfrentam uma jornada intensa de estudos, matriculam-se em cursos preparatórios e fazem inscrição para diversos cargos que se encaixem ao seu perfil e nível de escolaridade, até que consigam preencher uma das vagas disponíveis. Mas em Campos, passar no concurso público municipal não garante esses benefícios.

O jornal Terceira Via recebeu uma denúncia de aprovados no concurso de 2012 que, até hoje não foram convocados para exercerem suas funções, sendo que muitos já participaram da prova de títulos e fizeram os devidos exames médicos. Pior: embora os aprovados estejam esperando suas oportunidades há mais de quatro meses, os contratos irregulares continuam acontecendo a “olhos vistos”.

Segundo uma denunciante (que não quis se identificar) aprovada no concurso da educação na função Professor II – 25 horas, em novembro de 2012 saiu o resultado da sua aprovação e ela foi chamada para a prova de títulos. O resultado da prova de títulos foi divulgado somente em abril de 2014, e todos os aprovados tiveram apenas uma semana para fazerem os exames médicos necessários e apresenta-los no Hospital Ferreira Machado (HFM) ou no Hospital Geral de Guarus (HGG) para que um médico atestasse a aptidão para o cargo. Devido ao prazo curto para os exames, a denunciante e os outros aprovados tiveram que procurar clínicas particulares e arcar com os custos. Esses exames foram apresentados em maio deste ano.

Em tese, os próximos passos seriam a convocação para a posse e a apresentação da documentação na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) para, posteriormente ser feita a escolha da unidade escolar na qual os aprovados seriam encaminhados. No entanto, já se passaram quatro meses de espera e, até o momento, a Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas ainda não convocou esses aprovados.

Todos os dias os aprovados olham o Diário Oficial do munícipio à procura da convocação, mas o que eles encontram no documento não é nada animador. A denunciante informou à reportagem do jornal Terceira Via que no Diário Oficial do dia 7 de julho, por exemplo, consta a contratação de profissionais para exercerem o cargo de Professor II – 25 horas, o mesmo pelo qual ela foi aprovada no concurso público.

“Na época em que fomos chamados para fazermos os exames, a prefeitura chegou a oferecer a alguns aprovados um contrato de RPA (prestação de serviços) para ‘segurarem a vaga’. Não me ofereceram, mas imagino que essa prática seja ilegal, afinal, por que eu aceitaria ser contratada se eu fui aprovada no concurso e a vaga é minha por direito? Já procurei a administração da prefeitura pedindo esclarecimentos e eles só dizem para eu esperar que ‘um dia’ eles vão me chamar. A documentação que tirei no cartório – e que paguei R$ 60 por ela – já perdeu o valor. Estou me sentindo impotente diante desse absurdo. Precisamos de ajuda”, reivindicou a denunciante.

A reportagem do jornal Terceira Via entrou em contato por e-mail com a Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) e perguntou sobre a demora na posse dos concursados e sobre a contratação indevida de profissionais para exercer a função desses aprovados no certame. No entanto, a Secom se limitou a responder que “a contratação de profissionais efetuada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, em julho passado, foi necessária para o preenchimento de vagas temporárias, ou seja, para suprir o quadro de servidores afastados, principalmente, o grande número de professores licenciados”.

Terceira Via

7 comentários:

Anônimo disse...

tem que procuraR O mp POIS AS UNIDADES ESCILARES ESTÃO ABARROTADAS DE TERCEIRIZADOS NO LUGAR DE CONCURSADO COMO POR EXEMPLO UM MONTE DE AUXILIARES DE SECRETARIA CONTRATADOS DA NOVA RIO CARGO ESTE QUE SÓ PODE SER INSCRITO ATRAVÉS DE CONCURSO É UMA BANDALHAGERAL.

Anônimo disse...

Atualmente todas as secretarias estão povoadas de pessoas indicadas por candidatos a deputado e governador exercendo a função de acompanhante de servidor mais na verdade cabo eleitorais recebendo das firmas dos terceirizados da prefeitura.É escabrosa e vergonhosa a situação,e para tudo mundo ver isso é só ir nos locais para ver a quantidade de gente e só jovem.

Anônimo disse...

A minha situação é a mesma , e as informações extra oficiais que chegam que só convocarão o ano que vem.
como mandar embora os contratados em pleno período eleitoral? Vão correr o risco de perder esses votos?
O que não entendo é como a justiça permite.
Quero deixar um alerta que à partir de outubro quem já abriu conta no banco vai começar a pagar a taxa de serviços bancários.

Anônimo disse...

A minha situação é a mesma , e as informações extra oficiais que chegam que só convocarão o ano que vem.
como mandar embora os contratados em pleno período eleitoral? Vão correr o risco de perder esses votos?
O que não entendo é como a justiça permite.
Quero deixar um alerta que à partir de outubro quem já abriu conta no banco vai começar a pagar a taxa de serviços bancários.

Anônimo disse...

VERDADE inclusive tem muitas colegas contratadas no lugar dos concursados com bolsas de estudo na FAFIC Q CONHEÇO se achando ...nas vagas reais! ABUSO DE PODER!ELES PODEM TUDO NAO TEMOS JUSTIÇA!

Anônimo disse...

estou na mesma situação pior os documentos do cartorio ja nem tem validade. me ligarão e me ofereceram rpa porém não aceitei
estou na esperança após eleição eu tome posse.

Anônimo disse...

Eles nunca gostaram de concursados.
Não é agora que vão gostar!
Os concursados que aceitaram, com certeza estão precisando. Isso é ou não é abuso de poder?