terça-feira, 12 de agosto de 2014

SJB: Artculinária receberá prêmio Usinas do Trabalho‏


A cooperativa sanjoanense Artculinária recebe nesta semana, em São Paulo, o prêmio Usinas do Trabalho 2014, promovido anualmente pelo Instituto Consulado da Mulher em reconhecimento a empreendimentos de destaque protagonizados por mulheres em todo Brasil. A Artculinária foi escolhida após a visita de representantes da instituição, que atua no incentivo ao empreendedorismo. As cooperadas embarcam para a cidade paulista nesta segunda-feira, 11 e ficam por lá até a próxima sexta-feira, 15, onde vão receber os prêmios e participar de cursos de capacitação.

No total, 20 cooperativas serão premiadas. A Artculinária foi a única do estado do Rio de Janeiro escolhida para receber a doação dos eletrodomésticos, que serão utilizados como meio de produção, além de Assessoria do Consulado da Mulher por um período mínimo de dois anos. Por ter ficado entre as 10 primeiras colocadas, a cooperativa sanjoanense receberá, também, premiação em dinheiro no valor de R$ 5 mil.

A escolha consistiu basicamente após cumprimento de alguns requisitos. O empreendimento deve ser popular e também de interesse coletivo e é necessário praticar os princípios da autogestão, solidariedade e o cooperativismo. Outro fator determinante para conquista do prêmio foi a participação feminina. No regulamento fica claro que, para concorrer, a cooperativa precisa ter 70% do quadro feminino.

Pelo menos, 70% do grupo precisa ter uma renda inferior a um salário mínimo mensal. O empreendimento deve ser sustentável, ter no mínimo seis meses de existência e contar com infraestrutura para instalação de eletrodomésticos a serem utilizados na produção e na formalização, além da possibilidade de crescimento.

O Instituto Consulado da Mulher é uma ação social da marca Consul que oferece assessoria a mulheres empreendedoras. Anualmente, é desenvolvido pelo Instituto o prêmio Usinas do Trabalho 2014. A iniciativa é um reconhecimento para micronegócios liderados por mulheres em todo o Brasil, nas áreas de Alimentação e Lavanderia, que geram renda e oportunidade de trabalho por meio do empreendedorismo solidário.

Trabalho reconhecido - A cooperativa Artculinária recebe várias encomendas de lanches, salgados, doces e, até mesmo, jantar, além do comércio de quentinhas e pratos feitos. Além disso, as cooperadas participam constantemente de oficinas de gastronomia, onde são capacitadas e recebem dicas sobre conceitos básicos e preparação de pratos clássicos das culinárias internacional e regional com ingredientes típicos de São João da Barra. A cooperativa funciona na Avenida Rotary, 16, na sede do município, próxima ao posto da Polícia Militar.

Segundo a presidente da cooperativa, Dacira Ferreira de Barros, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho feito em equipe e com muito amor.

“Trabalhar com as meninas na cooperativa me ajudou a vencer uma forte depressão. Hoje atuamos em família, em equipe, e buscamos sempre fazer os pratos com o gosto dos clientes. Quando recebemos a notícia da premiação, foi um momento de muita emoção e a certeza que podemos muito mais”, ressaltou.

Formada em 2013 por ex-alunas do programa Mulheres Mil, a cooperativa é um importante caminho para a inserção da mulher no mercado de trabalho. Segundo a secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Swany Gomes, o trabalho bem feito pela Artculinária evidencia a capacidade da mulher em gerir o seu próprio negócio e se inserir no mercado de trabalho.

“O município de São João da Barra está fortalecendo as ações de cooperativismo, por acreditar nesse modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e social. Acreditando nas suas referências fundamentais de participação democrática, solidariedade, independência e autonomia." ressaltou.

Swany destacou também que a secretaria de Assistência Social está identificando novos grupos para formalização e no dia 21 de agosto estará iniciando com a parceria do Sebrae um trabalho de consultoria para fortalecimento da gestão e motivação dos cooperados.

Atualmente três cooperativas são acompanhadas e desenvolvem trabalhos em diferentes segmentos. A Arte Peixe, que reúne esposas e filhas de pescadores da praia de Atafona, com produção de nuggets, hambúrguer, bolinha, quibe de peixe e o carro-chefe que é a linguiça de camarão. A Costurarte, que também reúne mulheres qualificadas, trabalha na produção de uniformes para escolas e empresas. E a "Recicla mais SJB", que é acompanhada pela secretaria de Meio Ambiente.



Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

Nenhum comentário: