terça-feira, 12 de agosto de 2014

Quissamã promove campanha de conscientização Doenças Sexualmente Transmissíveis


A Secretaria de Saúde por meio do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais, realizou nesta terça-feira (12) no Centro de Especialidades Benedito Pinto das Chagas uma campanha de conscientização para os pacientes presentes, deixando claro a maneira mais eficaz de se prevenir contra doenças transmissíveis.

Junto com palestras abordando os temas e orientação com distribuição de panfletos, preservativos masculinos e femininos, foram disponibilizados testes rápidos para diagnóstico de hepatites B e C, aconselhamentos pré e pós-teste e, quando necessário, notificação e encaminhamento para atendimento na Rede Pública de Saúde. O objetivo é intensificar o combate aos tipos de hepatite.

A Coordenadora do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais Rosemeri Braga, falou sobre o assunto. “A nossa intenção é conscientizar as pessoas sobre a preservação. Entre as principais formas de contaminação estão o uso de drogas injetáveis com compartilhamento de seringas, a relação sexual sem preservativos e o descuido com materiais de tatuagem e manicure”, esclarece.

A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando eles aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Assecom da Prefeitura de Quissamã

Nenhum comentário: