domingo, 17 de agosto de 2014

Em Quissamã, antiga estação ferroviária agora sedia Casa do Patrimônio


Na manhã desta sexta-feira, 15, foi reaberta a Estação Ferroviária de Conde de Araruama. O espaço passa a funcionar a partir deagora como Casa do Patrimônio Quissamã – uma paceria do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) ePrefeitura de Quissamã. Estiveram presentes o prefeito Octávio Carneiro, os subscretarios Valdei Francisco (Governo) e LuisGeraldo de Paula (Meio Ambiente, Agriculta e Pesca), os coordenadores Fransciso Pinto (Transporte) e Martha Medeiros(Cultura), os vereadores Marcelo Batista, Luis Carlos, Jorge Rodrigues e Isabel Pessanha, Fábio Silva, do Ministério da Cultura, Cássio Murilo Consoli, museólogo do IPHAN, além de representantes do Instituto Federal Fluminense (IFF).

“Hojé é um dia muito especial para a Cultura de Quissamã, pois estamos reabrindo a Estação de Conde. Vamos nesse espaço implementar pesquisas em parceria com diversos órgãos. Esperamos que a partir de agora as portas se mantenham sempre abertas”,afirmou Martha Medeiros

A Casa do Patrimônio Quissamã é uma extensão do IPHAN que atenderá toda região Norte e Noroeste, funcioando de 3ª e 6ª, de10 à 16 h. “Esse espaço significa que estamos fincando realmente uma bandeira aqui. Já temos o município como exemplo noestado e queremos sempre mais reforçar nossos laços com todos os órgãos e municípios parceiros”, ressaltou Cassio Consoli.

“Estive em Quissamã há um ano na Conferência Municipal de Cultura, que culminou na conferência nacional. Um dos eixos maistrabalhados e que teve uma das principais propostas apresentadas foi justamente o cuidado com o patrimônio e a memória. Entãoeu volto aqui hoje e percebo que o dever de casa foi cumprido, ou seja, que o município muito acertadamente preserva e promovea memória da cidade, da sua ancestralidade, das pessoas que viveram e construiram essa terra. Estar presente aqui fazendoparte desde momento é muito gratificante”, ressaltou o representante do Ministério da Cultura, Fábio Silva.

Assecom da Prefeitura de Quissamã.

Nenhum comentário: