segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Capacitação voltada para Saúde Mental‏ em SJB


Funcionários das secretarias de Educação e Cultura, Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra, totalizando 130 pessoas, participaram da 1ª Capacitação em Saúde Mental, realizada nesta segunda-feira, 25, no Auditório Municipal. O objetivo foi evoluir na qualidade do atendimento aos portadores de deficiência mental e promover a integração desses profissionais.

Segundo a coordenadora municipal em Saúde Mental, Elizabeth Senra, a capacitação enfocou os “Princípios e diretrizes do SUS - um fazer interdisciplinar”, subdivido nos temas: SUS - dos aspectos históricos à atualidade; A construção da Rede de Atenção Psicossocial; Implementação da Saúde Mental na Atenção Básica; Urgência e emergência psiquiátrica, medicação e patologias mais comuns.

“No final da programação foi exibido o filme Si puo fare: Dá pra fazer, baseado em fatos reais que retratam a história das cooperativas surgidas na Itália após o movimento da luta antimanicomial iniciado pelo psiquiatra Franco Basaglia”, ressaltou Elizabeth.

O evento teve como palestrantes a especialista em Saúde Pública, Geiza Retameiro, a especialista em Saúde Mental, Atenção Psicossocial, Gestão e Pesquisa, Fernanda Monteiro, o psicólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de São João da Barra, André Aragão, e o médico psiquiatra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de São João da Barra, José Danilo Rangel.

Senra lembrou que o município oferece três unidades de assistência à saúde mental: Ambulatório Especializado em Dependência Química e o Caps, ambos em Atafona, além do Ambulatório Ampliado de Saúde Mental, funcionando no bairro Água Santa, na sede do município. “Atendemos também com psicólogo e psiquiatra em Sabonete, Cajueiro, Grussaí e Açu”, finalizou.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: