sábado, 19 de julho de 2014

Coordenação de Controle da Hanseníase de Quissamã capacita 41 profissionais da Saúde



Agentes Comunitários e Técnicos de Enfermagem participaram do processo


Neste mês, a Coordenação Municipal de Controle da Hanseníase de Quissamã, realizou no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, uma atualização em hanseníase para 41 profissionais de saúde, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Técnicos de Enfermagem da Estratégia Saúde da Família. Uma vez por ano os profissionais da rede da atenção primária passam por uma reciclagem.

“É importante implementar ações acerca da doença no que refere a descentralização das ações, como a busca de sintomas dermatológicos (manchas dormentes), controle e acompanhamento dos pacientes em tratamento, avaliação dos contatos intra-domiciliares, entre outros”, afirmou a Enfermeira e Coordenadora Municipal de Controle da Hanseníase Ruth Méia Nunes.

Os profissionais envolvidos nas ações são fundamentais devido ao contato direto com a população nas visitas domiciliares e a proximidade dos mesmos com a Unidade de Saúde. É imprescindível que toda equipe esteja capacitada e tenha percepção para buscar um diagnóstico precoce da doença, pois a Hanseníase é uma doença silenciosa e evolui com comprometimento de nervos periféricos (responsáveis pelos movimentos de pés e mãos).

Tais comprometimentos podem gerar incapacidades que atingem a vida produtiva e social (trabalho e lazer) do paciente. O diagnóstico precoce é importante para início imediato do tratamento, afim de interromper a cadeia de transmissão na forma multibacilar (contagiosa), que pode ser transmitida à população em caso de diagnóstico tardio.


Assecom da Prefeitura de Quissamã

Nenhum comentário: