sexta-feira, 6 de junho de 2014

Roberto Henriques participa de Audiência Pública para discutir a Transposição do Rio Paraíba do Sul


O deputado estadual Roberto Henriques participou hoje, na Câmara Municipal de Campos, da Audiência Pública para discutir a Transposição do Rio Paraíba do Sul, proposta pelo estado de São Paulo. O evento foi promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Bacia do Rio Paraíba do Sul da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), da qual o deputado é vice-presidente.

Na ocasião, foram discutidos os prejuízos ao meio ambiente e ao abastecimento das 57 cidades fluminenses que dependem do rio, no caso de ocorrer nova transposição. Também foi abordada a necessidade de ações de preservação dos rios, através de recuperação ambiental e bom uso dos recursos hídricos pela população.

Foram definidas algumas propostas a serem realizados pelos deputados que compõem a Frente como: solicitar, através de ofício, ao presidente da Alerj, a criação de um Fórum de Desenvolvimento com a pauta “Transposição”; reiterar pedido ao governador Pezão solicitando maior mobilização social e jurídica por parte do governo; apresentação de projetos para ampliar Programa Estadual para Produtor de Águas e a mobilização em redes sociais através de postagens no Twitter, às 12h e às 21h, a partir da próxima segunda-feira, com a “hashtag”: #naoatransposiçãodorioparaibadosul. Foram sugeridas ainda, por representantes da sociedade civil, a criação de emendas parlamentares para reserva de água e para revitalização de nascestes.

“É bom destacar que já existe uma primeira transposição do Paraíba do Sul para abastecer a Baixada Fluminense. Precisamos debater, na verdade, uma segunda transposição e o impacto que ela pode causar”, destacou a deputada estadual Inês Pandeló, presidente da Frente.

O deputado Roberto Henriques, que vem sempre se posicionando sobre o tema, disse que o evento era uma oportunidade para conhecer estudos que darão maior embasamento ao exercício das ações políticas de enfrentamento, realizadas por ele, como parlamentar, contra a medida que, para ele, é arbitrária e que fere o espírito federativo. “Precisamos lutar pela preservação do rio Paraíba. A transposição para abastecer São Paulo é criminosa”.

Para a vereadora de São José dos Campos (SP) Renata Paiva a próxima guerra que o mundo enfrentará será a guerra da água e é preciso lutar muito pela não-transposição que, segundo ela, já está quase acertada entre a Agência Nacional de Águas e o governo de São Paulo. “Hoje água já e o nosso petróleo azul. A proposta do governador de São Paulo é simplista. Ele quer resolver o problema de 10 milhões de pessoas em São Paulo, na véspera da eleição, o transferindo”.

Participaram também do evento a vice-presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, Vera Lúcia Teixeira, o deputado estadual João Peixoto, o representante da Firjam e diretor-secretário do Comitê do Baixo Paraíba, Luiz Mário Concebida, o secretário de Meio Ambiente de Campos, Zacarias Albuquerque, a diretora de Águas e Territórios do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Rosa Formiga, o superintendente do Inea, Renê Justem, a coordenadora do Seminário do Setor Elétrico da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, Maria Aparecida Vargas, o representante da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), João Gomes de Siqueira, além de vereadores de Campos e representantes da sociedade civil organizada.


Renata Lourenço
Assessora de Comunicação
(22)999779815

Roberta da Silva Bensi Barcelos
Assessora de Comunicação
(22)99845-8228
(22)98842-4224
(22)2736-2159

Milena Veloso
Assessora de Comunicação
(21)99986-8479

Nenhum comentário: