terça-feira, 27 de maio de 2014

Palestra em Barra do Furado encerra campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes


As atividades promovidas pela secretaria municipal de Assistência Social de Quissamã visando combater o abuso sexual de crianças e adolescentes foram encerradas na tarde desta terça-feira (27), com palestra ministrada para moradores de Barra do Furado, no espaço Barra Play. O evento, que foi realizado pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) com o apoio do Conselho Tutelar e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), contou com a presença de mais de 50 pessoas que tiveram a oportunidade de receber orientações sobre como devem agir quando presenciarem ou souberem de algum tipo de violência contra crianças e adolescentes. 

A coordenadora do CREAS, Anne Carolinne Cardoso, representou a secretária Derli Barbosa Rodrigues e orientou os presentes sobre a necessidade do enfrentamento aos mais variados tipos de violência contra crianças e adolescentes — neste mês, em especial, ao abuso sexual. “No mês de maio tivemos várias atividades de conscientização sobre o enfrentamento contra a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes. E Barra do Furado está fechando a campanha. Viemos aqui realizar um bate-papo com os moradores para discutir o problema”, afirmou ela, informando ainda que em junho o combate será contra o trabalho infantil.

A assistente social Gisela Azevedo Lima, que representou a coordenadora do CRAS de Quissamã, Vanessa Barros Rangel, também falou da importância da campanha. “Com o avanço da tecnologia, os jovens e as crianças passaram a ser os principais atrativos para pedófilos, por exemplo. Por isso é importante esse trabalho de conscientização com a população”, disse.

A psicóloga do CRAS, Silvana da Silva Santos, reforça a campanha: “O evento é importante para conscientizar a população, os jovens e adolescentes sobre o que tem acontecido. Pensamos que isso só acontece em cidades grandes, mas isso ocorre em todos os lugares”, lembrou.

Além da palestra, integrantes do Projovem de Quissama fizeram uma encenação para alertar as pessoas sobre o problema, com o tema: “Diga não ao abuso sexual. Quem não denuncia também violenta”.

A campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes em Quissamã realizou este mês várias ações junto à população, como a ocorrida com panfletagem nas ruas, visando a conscientização para evitar que crimes dessa natureza contra menores sejam praticados. O trabalho também alertou e orientou sobre a importância da denúncia junto às autoridades, quando casos são constatados.

No último dia 17, foram realizadas caminhada e carreata para marcar o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”. O trabalho contou com apoio de setores como: Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, Conselhos Municipais, Secretaria de Saúde, Guarda Municipal e Coordenadoria de Comunicação Social.

Crime hediondo – No último dia 21, foi sancionada pela Presidente Dilma Rousseff a lei que torna crime hediondo o abuso sexual de crianças e adolescentes. A pena prevista para o crime, de 4 a 10 anos, não prevê a liberdade mediante o pagamento de fiança. Além disso, os condenados cumprirão inicialmente a punição em regime fechado. Para progressão de pena, o réu primário terá que cumprir no mínimo 2/5 e, os que forem reincidentes terão que cumprir 3/5.

Assecom da prefeitura de Quissamã

Nenhum comentário: