segunda-feira, 12 de maio de 2014

Maio em festa: Quissamã comemora e reflete a cultura afrobrasileira no mês da reparação”


“Podem parecer estranhas ou simplesmente curiosas, algumas expressões que estão em voga quando o assunto envolve o 13 de maio: 'mês da reparação', 'necessidade de empoderamento', 'igualdade racial'. Mas o fato é que o mês de maio nos exige reflexão sociocultural e nos leva à celebração pela cultura afrobrasileira. Em Quissama, o 'mês da reparação' acontecerá em momentos diferentes, porém, integrados”. A declaração é da coordenadora de Cultura e Turismo da Prefeitura de Quissamã, Marta Medeiros, ao anunciar a programação que terá vários momentos este mês, através de eventos que acontecerão visando promover a cultura afrobrasileira.

Começa nesta terça (13), a 12ª Semana de Museus, no Museu Casa Quissamã, que ficará aberta ao público de 10h às 17h, de quarta a domingo, até o final do mês. A exposição iconográfica “Brasil pitoresco pelas lentes de Victor Frond” terá como tema: “Coleções geram conexões”, com base em orientação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que contará com 20 pranchas que retratam o trabalho rural nos oitocentos e busca conexão entre o autor, a história da Fazenda Quissamã e a escravidão no Brasil pitoresco. As obras foram doadas ao município pela Biblioteca Nacional e agora integram o acervo do Museu Casa Quissamã.
Para a secretária de Governo, Ana Alice de Barcelos, a promoção da cultura, em especial no mês de maio, é a melhor forma de divulgar a herança histórica do município.

“Quissamã é rica em acervo e referencial de uma época que se reflete na identidade atual de nossa gente. Entender a nossa história é a melhor forma de interpretar o presente e planejar um futuro melhor, ponderou.

Outro momento da programação será dia 16, às 14h, no cinema do Centro Cultural Sobradinho, com palestra da pesquisadora e coordenadora do curso de Mestrado da Universo de Niterói, Márcia Amantino, com o tema: “Quilombos no Norte Fluminense nos Séculos XVIII e XIX”. Haverá exibição de um filme sobre a temática ao final da palestra.

Finalizando a série de eventos, no dia 25, quando se comemora o Dia Universal do Continente Africano, será realizada, a partir de 11h, a 2ª Feijoada da Liberdade da Machadinha. Segundo Marta Medeiros, o objetivo é “fortalecer o vínculo identitário, a valorização étnico-racial e a celebração da cultura afro-brasileira”.

— O Complexo Cultural da Fazenda Machadinha será o ponto alto do encontro para uma grande celebração na perspectiva de se constituir em um Museu Vivo da Afrodescendência no Estado do Rio de Janeiro. O evento reunirá a comunidade, representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal, além de pesquisadores, artistas e pensadores brasileiros para discutir as diferentes formas com que os afrodescendentes mantiveram suas raízes no Brasil e as dificuldades da atualidade —, conclui a coordenadora de Cultura e Turismo.

Para fechar o “mês da reparação”, a coordenadoria de Cultura e Turismo pretende dar celeridade à fase de elaboração e instalação do órgão PIR — Programa de Igualdade Racial —, que terá como missão o desenvolvimento humano sustentável e justo, com atenção aos grupos quissamaenses: quilombolas, ciganos, comunidades pesqueiras e juventude da periferia.

Prefeitura de Quissamã 

Nenhum comentário: