quarta-feira, 7 de maio de 2014

Fado de Quissamã na entrega do Prêmio de Cultura do Rio de Janeiro


O Fado de Quissamã está concorrendo ao Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012/2013. Na entrega dos prêmios, que ocorrerá no dia 9 de maio, às 16h, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, o Fado de Quissamã além de se apresentar para a plateia, ainda poderá tornar-se vencedor.

Apesar de não ter sido eleito pelo voto popular, ainda há chances do fado ganhar o prêmio pelo voto do júri especial, conforme informação do organizador Rafael Fernandes e do site da SEC-RJ. Além dos selecionados por votação na internet, uma comissão especial e mista – composta por membros da sociedade civil, de notório saber, e por servidores da SEC –, ajudará a escolher mais dois premiados para cada uma das 10 regiões, totalizando, assim, três ganhadores por região.

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio da Superintendência de Artes, entregará o prêmio ao longo de três dias. Uma grande mostra foi organizada para destacar as manifestações culturais do Estado do Rio. A cada dia serão apresentados 10 premiados, totalizando 30. O objetivo é contemplar e dar visibilidade à diversidade cultural do estado, respeitando a vocação de cada região.

A Coordenadora de Cultura e Turismo, Marta Medeiros, falou sobre a participação do Fado no Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro. “Foi uma surpresa muito agradável. Já somos vencedores por estarmos concorrendo com outras tantas manifestações culturais tão bacanas e a oportunidade de levar as riquezas de Quissamã para novos lugares, dando mais visibilidade ao que temos de bom, é fundamental”, declarou.

A dança é um bailado de origem afro-brasileira ainda ativo no município. O Fado é até hoje uma das poucas heranças culturais que retratam uma época de prosperidade e efervescência na região Norte Fluminense, quando, no final do século XIX, viveu seu grande momento de esplendor econômico.

Foi escolhido algo típico de cada uma das 10 regiões do estado: Baixada Litorânea, Centro Sul, Costa Verde, Médio Paraíba, Noroeste, Norte Fluminense, Serrana, Metropolitana Leste, Metropolitana Baixada, Metropolitana Rio de Janeiro, a mesma divisão regional do Plano Estadual de Cultura. O vencedor da Região Norte Fluminense foi o Cervical, de Macaé com 11.810 votos.

Assecom da Prefeitura de Quissama.

Nenhum comentário: