segunda-feira, 26 de maio de 2014

Domingo de missa, fado, jongo e palestras em Machadinha no município de Quissamã




A programação organizada pela Coordenadoria de Cultura e Turismo, em maio, “mês da reparação”, contou com mais um evento de sucesso no domingo (25). Visitantes de toda região reuniram-se na Fazenda Machadinha para prestigiar, entre outras atividades, a 2ª Feijoada da Liberdade, evento organizado pelo grupo de jongo local, com o apoio da Prefeitura de Quissamã. Entre os convidados, os atores Milton Gonçalves e Jorge Coutinho.

Marcaram presença, o prefeito Octávio Carneiro, a primeira-dama Hermínia Alvarez, a secretária de Governo, Ana Alice Barcelos, o subsecretário de Governo, Valdeí Santos, a subsecretária de Saúde, Lia Mary, e os vereadores Jorge Gomes, Isabel Pessanha, Kitiely Freitas e Marcos Silva.

“É gratificante ver que a comunidade hoje produz frutos a partir de um trabalho iniciado no ano de 2001, mostrando-se fortalecida em sua identidade. Parabenizo o grupo de jongo e toda a população de Machadinha pelo sucesso do evento”, ressaltou Ana Alice.

Uma missa celebrada pelo Frei Tatá, de São João de Meriti, deu início às atividades. Durante a celebração, o Frei falou sobre o Espirito Santo, o amor pela vida, pela paz e o respeito que se deve ter com as pessoas. Após a leitura de Evangelho, o celebrante, em sua homilia, fez um rápido resgate sobre a importância da igreja e o quilombola, enfatizando também a Lei 10.639\03, que determina o ensino da História da África e da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas de todo o país.

No momento de Ação de Graças, Frei Tatá convidou o ator Milton Gonçalves, que expressou sua emoção e dedicou sua fala aos adolescentes. “A vida não é só feita de brincadeiras e de farras. Quando vocês crescerem serão responsáveis por suas próprias histórias. Estudem, pois só assim entenderão a sociedade que vivemos e o que está por vir. O preconceito existe a todo momento. Ler é fundamental. Não deixe que o preconceito tire de vocês a vontade de ser um vencedor”, disse.

Após a cerimônia, os presentes seguiram para a feijoada, que foi servida na Casa de Artes, com a apresentação do Fado de Quissamã, grupo vencedor do prêmio de cultura do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo da tarde ocorreram diversas apresentações culturais, como o monólogo “Eu Negra”, encenado pela atriz Cláudia Bispo, e uma degustação promovida pelo QUIPEA, Quilombos no Projeto de Educação Ambiental, organizado e oferecido pela empresa petrolífera Shell.

Na oportunidade, o ator Jorge Coutinho disse que pretende voltar em breve a Quissamã. “Estou impressionado de ver as coisas que existem aqui no município. Agora quero voltar para discutir essa questões culturais tendo como ponto de vista o lado transformador”.

Outro momento de muita emoção foi o plantio de uma muda de Baobá, árvore sagrada em todo continente africano e rara no Brasil.

Para encerrar o evento, foi acesa a tradicional fogueira, onde aconteceu a apresentação dos grupos de capoeira de Macaé sobre os comandos dos mestres Lequinho, Kibe e Dengo e do Grupo de Jongo Tambores de Machadinha, que se despediu cantando o ponto “Adeus, adeus que eu vou embora, fique com Deus e Nossa Senhora”.

Para a turista Andréa Fernandes, de Cabo Frio, o evento foi maravilhoso, pois já conhecia o grupo de jongo de Quissamã. “Está sendo a primeira vez que venho à comunidade, é um momento de troca de informações e aprendizado, para manter firme e viva a cultura afro-brasileira”.

Segundo a coordenadora de cultura e jongueira Marta Medeiros, o objetivo do evento foi alcançado: “Nosso objetivo não foi ganhar dinheiro e nem atrair uma multidão, mas sim, celebrar, reunir amigos, pessoas para falar sobre afro-descendência e cultura brasileira. O grupo está feliz, trabalhamos muito para que tudo desse certo. Que venha a terceira feijoada”, completou.

Assecom da Prefeitura de Quissamã

Nenhum comentário: