segunda-feira, 10 de março de 2014

Cabral, Pezão e Roberto Henriques inauguram Obras de Reforma e Restauração do Liceu de Campos


O governador Sérgio Cabral, o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, e o deputado estadual Roberto Henriques inauguraram nesta segunda-feira, dia 10 de março, as Obras de Restauração e Reforma do Liceu de Humanidade de Campos. As obras, que demoraram cerca de um ano e três meses e tiveram um investimento estadual de 8 milhões e 800 mil reais, dão melhor infraestrutura à tradicional escola e restauram o solar histórico do Barão da Lagoa Dourada do século 19, que contém pinturas feitas com folhas de ouro, mármore, lustres e piso de madeira originais. O solar é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan).

Além das reformas e restaurações, foram instalados ar condicionados nas salas de aula e adquiridos novos mobiliários, um investimento de mais R$ 400 mil. “Essas obras são frutos de lutas coletivas. A nossa cidade há anos esperava por ela. Professores, alunos e nós, enquanto parlamentares da região, reivindicamos muito ao governador Sérgio Cabral o que hoje vemos aqui: um marco na educação e na história do nosso município. O Liceu é um patrimônio da população de Campos, do Estado do Rio e do nosso país. Aqui estudaram figuras ilustres como o ex-presidente Nilo Peçanha. Não podíamos deixá-lo se deteriorar da forma que estava acontecendo, impondo aos professores e alunos condições precárias e perdendo um pouco do nosso passado ”, frisou Roberto Henriques.

O solar do Barão da Lagoa Dourada é composto por oito salas, todas restauradas mantendo a característica original. Já no anexo, foram reformadas as 32 salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, mini auditório e duas quadras esportivas. A escola conta com cerca de 2.500 alunos.

O governador Sérgio Cabral destacou a beleza do solar, a importância da educação para a democracia e fez um breve balanço dos investimentos feito pelo seu governo nessa área “Investimos 500 milhões em recuperação da rede estadual de educação. Hoje 90% das salas de aula são climatizadas e ainda colocamos em dia e reajustamos o salário dos professores que estava defasado há 12 anos”, enumerou. O vice-governador Luiz Fernando Pezão frisou um ponto destacado pelo deputado Roberto Henriques “Desde Brizola não faziam escolas de Ensino Médio no Estado do Rio. Estamos conseguindo preencher essa lacuna e melhorar a nossa educação”.

Ainda compareceram ao evento o secretário estadual de Transporte, Júlio Lopes, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Melo, o vice-prefeito de Campos, Dr. Chicão, a diretora do Liceu, Celina Barbosa, os prefeitos Gegê Cantarino (Cardoso Moreira), Neco (São João da Barra), Luiz Fenemê (São Fidélis), Pedro Cherene (São Francisco de Itabapoana) e demais políticos da região. Também compareceram o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Antônio Carlos Sabino, e chefe do estado maior do 6º Comandante de Policiamento de Área (CPA), coronel Lúcio Flávio Baracho.

Assecom do Parlamentar.

Nenhum comentário: