quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Produtores de leite de Quissamã se preparam para manter boa produção durante o inverno


'Primeira colheita de sorgo vai garantir boa alimentação para gado leiteiro na estação fria'

Diante da necessidade de ter uma boa alimentação para o rebanho leiteiro durante o inverno e assim manter a boa produção de leite, quatro produtores de Quissamã investiram no plantio de sorgo destinado à silagem que apresenta alta qualidade capaz de atender as necessidades nutricionais dos animais, suprindo o déficit na estação mais fria do ano.

Inicialmente, a opção dos produtores foi pelo plantio de milho, mas devido ao baixo índice pluviométrico, a produção não alcançou o índice esperado, daí optaram pelo sorgo que possui tolerância durante os períodos de estiagem, comuns no município e na região.

Desde o plantio até a colheita que está acontecendo essa semana, a produção de sorgo tem total apoio da secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Quissamã, através de uma parceria com os produtores Wedson Ferreira e Valdir Oliveira Santos (Canto de Santo Antônio), Alderisto de Souza Neves (Pindobas) e Guaraci Botelho (Trindade).

O incentivo da secretaria junto à iniciativa dos produtores foi fundamental para o êxito da produção e da colheita com máquinas e implementos agrícolas, suporte técnico desde a adubação e calagem do solo, entre outros.

O secretário Jorge da Penha destacou que a força de vontade dos produtores foi fator fundamental. Segundo ele, há exemplo de quem foi buscar melhor conhecimento das variedades que se adaptam a Quissamã para que a experiência desse certo. Ele ressaltou ainda a importância desse tipo de produção para o município.

“Perante as adversidades que o produtor rural enfrenta no campo, essa colheita positiva do sorgo é uma demonstração de que somos capazes de produzir aqui, mesmo com baixo índice pluviómetrico, além de estarmos alavancando a diversificação das culturas produzidas no município”, disse Jorge.

As vantagens de produzir o sorgo são muitas, pois tem baixo custo para o produtor e após a primeira colheita, a lavoura rebrota em quatro meses, sem que haja a necessidade de plantio para a segunda. Estudos dão conta de que o sorgo é uma cultura que no contexto da agropecuária brasileira vem se destacando a cada dia, por ser uma gramínea bastante energética, com alta digestibilidade, produtividade e adaptação a ambientes secos e quentes, nos quais é difícil o cultivo de outras espécies. A planta é utilizada para silagem ou corte verde, para pastejo e os grãos, em rações animais e para o consumo humano.

Guaraci Botelho é criador de gado de leite na localidade de Imbiú na divisa com o município de Carapebus mas adquiriu terras em Quissamã nas quais investiu na produção do sorgo. A área plantada foi de 30ha. Nela ele espera colher em torno de 45 toneladas de massa verde por hectare. Metade da lavoura dele foi plantada pelo sistema convencional de preparo de solo que consiste em arar, gradear, revolver com implementos. Já a outra parte o plantio foi feito direto, sem mexer na terra. Vale ressaltar que essa modalidade é voltada para a preservação do solo. Nas duas modalidades foi observado que não houve diferença na produtividade, a não ser que o custo de implantação do plantio direto é menor, o que acarreta maior benefício ao produtor.

O produtor também destacou o auxílio recebido através da parceria com a secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. “Tivemos todo o suporte necessário para tudo que precisamos na lavoura do sorgo, fomos prontamente atendidos em todas as nossas solicitações e a boa produção está aí”, avaliou Guaraci Botelho.

Assecom da Prefeitura de Quissamã

Nenhum comentário: