quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Laboratório do HMMJ em Quissamã recebe mais um certificado de excelência


Pelo quinto ano consecutivo, o Laboratório Municipal de Análises Clínicas do Hospital Mariana Maria de Jesus foi contemplado com o certificado de excelência em controle de qualidade na avaliação mensal da rodada PRO-EX 0352 referente a 2012/2013, com o percentual de 100% de acerto. “Devemos parabenizar o laboratório, o hospital e os profissionais envolvidos no processo pelo desempenho e conquista”, afirmou a Secretária de Saúde Mara Regina.

O laboratório participa do PNCQ – Programa Nacional de Controle de Qualidade em parceria com a SBAC – Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, cujo objetivo principal é avaliar todos os setores do laboratório, ou seja, equipamentos, reagentes e profissionais. "A obtenção do certificado pelo quinto ano consecutivo, reafirma o empenho de todos os setores de atendimento do HMMJ em oferecer serviços de qualidade credenciados para a população", afirmou a diretora administrativa Gilda Queirós.

Mensalmente o laboratório recebe um kit contento tubos de ensaio com todos os tipos de exames executados no hospital e são feitas análises em cima de cada um deles. Além da questão prática, existe também a parte teórica, onde os profissionais respondem quinze questões aplicadas numa prova, com intuito de serem avaliados, recebendo assim, a educação continuada.

O programa avalia mais de 4 mil laboratórios no Brasil. Segundo o Responsável Técnico e Coordenador do Laboratório, o Biólogo Carlos Alberto de Jesus Nascimento, são poucos os laboratórios públicos que participam desse programa. Embora seja uma exigência da Lei de Boas Práticas de Laboratório, Quissamã prima pela qualidade do serviço e está sempre atenta a tudo que se refere a evolução.

“É extremamente importante para nós profissionais, que nos empenhamos tanto, recebermos mais um certificado enaltecendo o nosso trabalho. A equipe é unida e isso facilita muito o nosso desempenho. O apoio da Secretaria de Saúde também é fundamental, pois, contamos com eles sempre que precisamos e só o fato deles acreditarem no trabalho que desenvolvemos, já é muito bom”, declarou Carlos Alberto.


Coordenadoria de Comunicação - PMQ
22 - 2768 9305 ou 2768 9300 R: 9429

Nenhum comentário: