segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A voz do povo sobre a Saúde pública em Campos


Ontem, no Programa “Conexão Cláudio Andrade”, apresentado por mim na Rádio Continental, realizei uma enquete, perguntando aos ouvintes sobre a melhor e a pior secretaria municipal de nossa cidade.

Após exatas 34 ligações, constatou-se que a Secretaria de Saúde foi escolhida como aquela que presta o serviço mais deficiente. Já o Procon foi considerado a melhor secretaria.

As reclamações foram as mais variadas, sendo a demora na marcação de consultas, a falta de médicos e alguns postos fechados no fim de semana as falhas mais comuns na área da Saúde.

Um dos ouvintes foi categórico ao afirmar que o problema da Saúde em nosso município não é exclusivo da gestão Rosinha Garotinho. Para ele, esse quadro deficiente vem se arrastando desde a gestão de Arnaldo Vianna, passando pela de Alexandre Mocaiber, persistindo pelos seis anos da atual administração.

A conclusão daquele ouvinte revelou a realidade de que a problemática da área de saúde é crônica e não apresenta solução a curto prazo.

Até o momento, o médico Chicão - vice-prefeito - não trouxe uma recuperação efetiva nos pontos de maior deficiência na Saúde em Campos. Em que pesem os esforços, a distância para uma prestação de saúde (ao menos razoável) ainda é enorme.

Durante o citado programa, alguns ouvintes relataram que estão há quatro meses esperando o agendamento de uma consulta e que existem postos em que gestantes não conseguem consulta devido às férias dos médicos.

Ainda segundo eles, em determinadas localidades, os postos de saúde fecham, às sextas ou aos sábados ao meio-dia, e só reabrem na segunda-feira. Isso faz com que, diante de uma necessidade de atendimento urgente no fim de semana, pessoas se dirijam ao centro de Campos - a uma distância de 25 quilômetros, em determinados casos.

As situações relatadas pelos ouvintes não tiveram início na gestão de Rosinha. Definitivamente não! E, sem dúvida, essa constatação nos leva a crer que devemos cobrar uma atitude eficaz, rápida e enérgica de nossos representantes.

Os “nomes” que administram nossa cidade, seja na Saúde ou nas demais secretarias, variaram pouco ao longo dos anos. Dessa forma, mentes arejadas e com proposta de melhorias não tiveram a chance de entrar no Poder.

O caminho para uma Saúde de excelência é longo e, em que pese a atual Administração afirmar que vem lutando por uma prestação mais digna, não temos o que comemorar. No entanto, somente criticar ainda não é a melhor postura a ser adotada.

Isso porque a Saúde não é um setor da Administração que pode ficar a mercê da boa vontade de alguns já que a necessidade é contínua e constante. É preciso mudar essa situação e se para isso tivermos que adotar outras concepções, gestores e políticas públicas, que assim seja.

A Vida é o nosso bem maior e a Saúde é a área da Administração Pública diretamente associada a esse bem. Se não houver Saúde, não haverá Vida.

Cláudio Andrade

3 comentários:

Giselle disse...

Gostei muito da postagem. Em poucas palavras, foi possível expressar a real situação da saúde pública em Campos. Abc.

Anônimo disse...

A situação só irá mudar quando realmente quiserem.Colocam pessoas(encarregados) que n sabem nem o q estão fazendo. Como querem mudar se só querem saber de cargos visando os votos que esses. encarregados irão dar. Vergonhoso!!!!

Anônimo disse...

O sr. Garotinho critica tanto a saúde e as terceirizaçoes do governo Cabral e esquece que aqui em Campos acontece o mesmo. Cadê o exemplo!!!!!!