sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Deputado Roberto Henriques divulga vídeo institucional referente a “Mitigação das Cheias dos Rios Muriaé e Pomba”



Convido você, a assistir o vídeo institucional do Governo Estadual, esclarecendo como será executado o projeto de “Mitigação das Cheias dos Rios Muriaé e Pomba” no Norte e Noroeste Fluminense, que beneficiará toda a população à montante e à vazante.

Deputado Roberto Henriques cita Alberto Lamego nas lutas por obras de combate as enchentes.

Se for feita uma pesquisa na Imprensa de Campos e Região nos últimos 10 anos, serão encontradas declarações minhas acerca da necessidade de obras estruturais com recursos técnicos que possam combater o flagelo das enchentes provenientes das chuvas ao longo dos cursos dos Rios Pomba, Muriaé e Paraíba do Sul, que assolam as Regiões Norte e Noroeste Fluminense.
Sejam em entrevistas, artigos, palestras e contatos com autoridades é comum eu citar sempre o grande campista, Alberto Ribeiro Lamego. Certa vez, ao receber no aeroporto de Campos o Vice-Governador Luiz Fernando Pezão em ocasião de cheias na Região, apresentei a ele o livro de Lamego, “A Planície do solar e da senzala”, que no capítulo as grandes enchentes, diz:

“Após as cheias, sobram aos pés da população lágrimas e lama. Porém na mente, a certeza de que o Governo é gastador, nada faz para conter o flagelo das enchentes”.
Após a minha intervenção, ouvi de um receptivo Vice-Governador e Coordenador de Infraestrutura do Estado, a seguinte resposta:
“É verdade o que diz o historiador, autor das declarações. Vamos buscar alternativas. Não podemos vir aqui só para o socorro, precisamos de obras que evitem as enchentes”.
Nunca me esqueci deste gesto do Vice-Governador.

Na minha campanha para Deputado no ano de 2010, coloquei no meu panfleto como compromisso no exercício do meu mandato:

• “PROVOCAR AMPLA DISCUSSÃO EM TORNO DE AÇÕES COM VIABILIDADE TÉCNICA BUSCANDO SOLUÇÕES PARA CONTER O FLAGELO DAS ENCHENTES EM NOSSA REGIÃO”.

Já no primeiro trimestre do meu mandato, a partir de requerimento de minha autoria, a ALERJ esteve presente através Comissão de Defesa Civil, promovendo audiência pública, reunindo no SESI de Itaperuna, prefeitos e secretários de Defesa Civil de cada município do Norte e do Noroeste Fluminense.

Para minha satisfação e realização enquanto representante regional no parlamento fluminense, o Vice-Governador Pezão fora sincero três anos antes no aeroporto de Campos. Encomendou na condição de Coordenador de Infraestrutura, um estudo que consubstanciasse um projeto de engenharia hidrográfica para mitigar as cheias ao longo dos rios Pomba e Muriaé. A seguir, foi um grande parceiro, defendendo dentro do Executivo, a inclusão no plano de trabalho da mensagem do Governador, que aprovada na Assembleia tornou-se a Lei autorizativa nº 6183/2012, autorizando o Estado buscar junto ao Programa “Pró-Cidades” os recursos financeiros para obras de infraestrutura. Uma vez conseguidos os recursos financeiros, estive presente em todas as audiências públicas exigidas pelo processo licitatório, presididas pelo Vice-Governador.

Esperamos agora, a superação dos entraves jurídicos e burocráticos, próprios da Estrutura Brasileira, possamos ver iniciada esta histórica obra, sonhada por nossos antepassados, que assegurará as soluções para as enchentes no Norte e Noroeste Fluminense.

Por último, nossas homenagens a todos que nos momentos de sofrimento do nosso povo, sempre foram solidários: autoridades, núcleos de Defesa Civis Estaduais e Municipais, imprensa e comunidade em geral. E a Alberto Lamego, inspirador da nossa luta, o reconhecimento pelas grandes contribuições dos seus estudos, relatórios e pesquisas.

Deputado Roberto Henriques

2 comentários:

Anônimo disse...

Pessoas serias trabalhando em silencio para resolver problemas que em governos anteriores não receberam nenhuma atenção. Será necessario que eles vão ter a oportunidade para terminar o que eles iniciaram. Parabens equipe do Estado de Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Parabéns Deputado Roberto Henriques por sua luta pela realização desta obra, de fundamental importância para proteger a população do noroeste fluminense. População que sofre há décadas com as cheias dos rios Muriaé e Pomba. Quem reside na Região sente na pele com as cheias e estão agradecidos por seu empenho.
Carlos.