sábado, 28 de dezembro de 2013

SJB terá 18 escolas em horário integral




Escolas terão atividades no contraturno e durante os finais de semana.

A partir de 2014, 18 escolas da rede municipal de ensino de São João da Barra passarão a contar com horário integral, beneficiando cerca de dois mil alunos. O horário integral funcionará com atividades no contraturno, contando com acompanhamento pedagógico específico, além da inclusão de tecnologias digitais, ambos obrigatórios em todas as unidades.

A escolha das atividades extracurriculares segue o perfil de cada unidade escolar.

Além do acompanhamento pedagógico e da implantação das tecnologias digitais, as escolas terão atividades voltadas ao meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e arte, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. Aos sábados as atividades com a família contarão com aulas de idiomas, informática e atividade cultural. O programa oferece, ainda, judô, dança, coral, esportes e capoeira.

Segundo a gerente de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Toledo, serão investidos quase R$ 850 mil na implantação do horário integral, com recursos oriundos do programa Mais Educação, do Ministério da Educação. A seleção das unidades de ensino feita pelo Ministério da Educação priorizou as escolas rurais, levando em consideração os resultados do último Ideb – Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico e as unidades localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social.

O Programa Mais Educação tem o objetivo de melhorar o ambiente escolar, auxiliar o aluno a se tornar um cidadão completo, inovador, empreendedor e onde os educadores sejam os mediadores entre o educando e a educação, proporcionando ao aluno condição de desenvolver seus aspectos cognitivo, físico, afetivo e social, garantindo cidadania.

Nenhum comentário: