segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Quissamã sediará o 1º Encontro de Práticas Docentes do PNAIC nesta terça-feira (10)


Quissamã sediará o 1º Encontro de Práticas Docentes do PNAIC nesta terça-feira (10)

A Equipe do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), por meio da Secretária de Educação, irá realizar na próxima terça-feira (10), no Auditório da Prefeitura, o 1º Encontro de Práticas Docentes do PNAIC. O evento começará às 8h e o horário previsto para término, é às 11h30.

O PNAIC é uma ação promovida pelo Ministério da Educação, mediante acordo firmado com estados, municípios e entidades. O objetivo é enfrentar um dos maiores desafios da educação em nosso país e tem como finalidade, assumir compromisso formal onde assegura que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

No Pacto Nacional, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico. O primeiro deles é o Sistema de Escrita Alfabética, que é complexo e exige um ensino além de sistemático, problematizado. Em seguida, podemos citar o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos que ocorre durante todo o processo de escolarização.

Dando continuidade, os conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados para as crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade. E, concluindo, a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

“Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer seus deveres de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e da maneira como a informação é passada. Não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico”, declarou a Coordenadora do PNAIC do município, Márcia Renata dos Santos.

Assecom da Prefeitura de Quissamã.

Nenhum comentário: