quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Conferência Municipal de Saúde elege novo Conselho‏ em SJB


A IX Conferência Municipal de Saúde que tratou de assuntos pertinentes a área elegeu um novo conselho para o biênio 2014/2015. Com base nos Eixos norteadores, os participantes debateram diretrizes e estratégias visando uma melhor qualidade na saúde para o cidadão. Sobre o tema “A importância do controle social na gestão do SUS”, a secretária de Saúde, Denise Esteves afirmou a busca do município pelo resgate da credibilidade do Sistema Único de Saúde.

“O SUS está sem credibilidade e nós queremos resgatar esse sistema tão importante para o município. Vamos nos tornar gestão plena e queremos mudar essa realidade. Saúde é primordial, é qualidade de vida e vamos trabalhar com comprometimento para que essa mudança seja realizada”.

Durante todo o dia, os grupos deliberaram propostas que dizem respeito a garantia do acesso da população a serviços de qualidade, aprimoramento da rede de atenção às urgências, promoção de atenção integral à saúde da mulher e da criança, fortalecimento da rede de saúde mental, redução dos riscos à saúde da população e garantia da assistência farmacêutica no âmbito do SUS.

Para o vice-prefeito do município, Alexandre Rosa, a conferência acontece em um momento essencial visando o planejamento para o próximo ano.

“A conferência acontece em um momento oportuno. É final do primeiro ano de mandato e esse evento nos ajudará a planejar os próximos três anos. O município tem recursos e com o serviço eficaz vamos conseguir adequar à saúde básica, reduzindo os atendimentos de alta complexidade”.

Palestras do professor Hamilton Garcia de Lima e do neurocirurgião Arnaldo França Vianna também fizeram parte da programação. No fim, foram eleitos para formar o Conselho Municipal de Saúde representantes da Associação de Moradores da Vila Esperança (Amove), da Associação de Moradores, pescadores e produtores rurais da praia do Açu ( Ampraçu), Associação de Mulheres Sanjoanenses (Amusa), Associação Comunitária de Pipeiras ( Ascop), Associação de Jovens Sanjoanenses ( Ajovens) e Sindicato Rural de Campos.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: