quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Unidade Tomógrafo móvel de SJB vai receber pacientes também de outros municípios.


Unidade vai receber pacientes de outros municípios como Campos, Quissamã, Macaé e S.F. Itabapoana.

A Unidade Tomógrafo Móvel I já está instalada na orla do Rio Paraíba do Sul próximo a Praça São João Batista, no Centro, em São João da Barra. Com previsão de realizar entre 30 e 60 exames por dia, a meta é atingir o total de 300 tomografias até o final do mês. É a terceira vez que o serviço é disponibilizado para a população sanjoanense, segundo a secretária de Saúde, Denise Esteves, lembrando que o primeiro atendimento foi em agosto de 2011 com 349 exames realizados e o segundo, em dezembro de 2012, quando foram feitos 267 exames. O trabalho é fruto de parceria entre a prefeitura de São João da Barra e o Governo do Estado.

De acordo com o coordenador de Unidade Móvel de Imagem da secretaria Estadual de Saúde, José Jorge Ataualpa Lima, o Tomógrafo Móvel vem reforçar o programa de interiorização da Saúde para levar à população esse tipo de serviço que na maioria dos municípios tem pouco acesso e em outros nenhum. A coordenadora da Unidade Tomógrafo Móvel I, Christianne Assis, ressaltou que a intenção é atender a classe da população que não tem condição financeira e que não tem acesso a esse tipo de exame considerado caro, em média R$ 900,00 por procedimento.

Os pacientes interessados pelo serviço devem comparecer, das 8h ás 17h, na sala 21, da secretaria de Saúde, que funciona no prédio da Policlínica, localizado na rua Barão de Barcelos, em frente ao Terminal Rodoviário, portando o pedido do exame e a cópia do cartão do SUS e da Identidade. Depois de agendado, o atendimento está sendo feito de segunda à sexta das 8h às 18h30. Aos sábados e feriados das 8h às 15h. A equipe é composta por um médico, dois técnicos de enfermagem, um técnico em radiologia, três recepcionistas, dois bombeiros militares, um responsável pela manutenção, um profissional de apoio e um técnico de informática. São João da Barra é a cidade polo, tendo em vista que está recebendo também pacientes de outros municípios como São Francisco de Itabapoana, Campos dos Goytacazes, São Fidélis, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu e Macaé. O resultado do exame será entregue 15 dias depois à secretaria de Saúde de cada município.

Dos cerca de 100 pedidos de exames 98% já foram autorizados e entregues aos pacientes para efetuarem o procedimento. Outros 30 pedidos entregues da última quinta-feira até hoje estão sendo verificados pelos médicos autorizadores que analisam questões como pedido do exame, médico solicitante, carimbos e assinaturas. Até o dia 30 de novembro caso surja algum paciente que precise do serviço com urgência, ele será encaminhado do Centro de Emergência direto para o tomógrafo móvel. Caso não haja urgência, o paciente leva o pedido à secretaria e é avisado por telefone, num prazo máximo de dois dias, sobre a autorização e agendamento do exame. De acordo com a subcoordenadora do Núcleo de Controle e avaliação da secretaria de Saúde, Liliane Rangel Cardoso, o único exame de tomografia que não está sendo realizado é para criança que precise de sedação. Liliane disse ainda que os exames que dependem de contraste estão sendo feitos normalmente para adultos e crianças.

Assecom da Prefeitura de SJB

Um comentário:

Anônimo disse...

quem diria?