quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Secretaria Municipal de Saúde discute a prevenção do diabetes em SJB



O Programa Hiperdia, realizado pela secretaria de Saúde, encerrou a programação do Dia Mundial do Diabetes, comemorado nesta quinta-feira (14), com uma palestra proferida pela Dra. Shirley Lao. O evento debateu a importância dos cuidados que o portador de diabetes deve ter, além de conscientizar a população sobre os meios de prevenir a doença. Em seguida, foram distribuídos folhetos explicativos e os serviços de medição da glicose e aferição da pressão foram oferecidos para o público presente.

“Durante a palestra, ressaltamos a importância da alimentação que deve ser consumida, das atividades físicas que devem ser realizadas, além dos direitos que o diabético tem perante o poder público”, disse Dra. Shirley.

Segundo a coordenadora do Hiperdia, Catia Assis, o saldo da programação foi totalmente positivo.

“Durante toda semana, estivemos atuando em todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF’s) e Básicas de Saúde (UBS). A população compareceu e entendeu a importância da conscientização e dos cuidados que devemos ter com o diabetes. Quando a população tem acesso a informações e tratamentos como em uma doença crônica como esta, é possível, sim, reduzir internações e também reduzir o número de mortalidade”, ressaltou.

A DOENÇA - O diabetes é o aumento do nível de glicose no sangue. A glicose é um tipo de açúcar presente nos alimentos e é usada pelas células do nosso corpo como principal fonte de energia. A utilização da glicose pelas células depende da presença de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. Quando este não consegue produzir insulina suficiente ou quando a insulina produzida pelo pâncreas não age adequadamente, aumentam os níveis de glicose no sangue, causando o diabetes.

Se a pessoa sentir os sintomas da doença, como urinar excessivamente (é comum acordar à noite várias vezes para urinar), aumento da sede e do apetite, perda de peso, visão embaçada e turva e infecções frequentes, principalmente na pele, ela deve procurar uma Unidade Básica da Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para realizar os exames e detectar a doença.

O tratamento do diabetes exige, além do acompanhamento médico especializado, alimentação saudável e prática de exercícios físicos. O diagnóstico precoce é o primeiro passo para o sucesso do tratamento e o SUS oferece tratamento integral para as pessoas portadoras da doença.

Assecom da Prefeitura de SJB

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou aqui para que todos saibam que os auxiliares de turma que são Rpa na prefeitura de campos dos goytacazes não tem direito a nada pois sou uma auxiliar de creche trabalho todos os dias me doando pois adoro cuidar das minhas crianças mas acho também um grande descaso quando fiquei sabendo que a prefeita não vai pagar o nosso décimo terceiro isso e um absurdo me admira muito que a prefeita desconheça lei e seus advogados inúmeros que a prefeitura de campos dos goytacazes tem porque não pagam o nosso décimo terceiro isso e roubar o direito do trabalhador prefeita Rosinha garanto que a sua mesa estará cheia e a nossa vazia e cheia de tristeza espero que repense e pague o nosso décimo terceiro pois seria uma grande vergonha para mim saber que precisei vir aqui num pedido de socorro acho que merecemos o seu respeito somos humanos espero que Deus venha tocar o seu coraçao