terça-feira, 5 de novembro de 2013

São João da Barra inicia "Plantando o Futuro"‏



Se depender do primeiro passo para garantir o futuro de várias mudas em São João da Barra, a arborização prometida pelo projeto “Plantando o Futuro” no entorno e no pátio das escolas do município, está garantida. A partir desta terça (5), o projeto foi iniciado com a plantação de 11 mudas de espécies frutíferas e não frutíferas, entre elas, jenipapo, jambo, cedro, cerejeira e pata de vaca. A prefeitura prevê o plantio de 1000 mudas no total.

O trabalho é executado através do Núcleo de Educação Ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos em parceria com a secretaria de Educação e Cultura. A primeira a receber o projeto foi a Escola Estadual Municipalizada Manoel Ducas de Brito na localidade de Caetá, localizada no 6º Distrito.

Para o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcos Sá, o projeto é importante por vários aspectos, entre eles, o de ensinar como plantar uma árvore e mostrar aos alunos os benefícios da arborização para o meio ambiente, além de sensibilizar os professores para aplicação da educação ambiental nas salas de aula. “É fundamental que as crianças entendam a importância da árvore para nossa vida, adquirindo assim uma consciência ecológica ainda na infância”, comentou.

– As atividades de reflorestamento promovem o sequestro de CO2 da atmosfera, diminuindo assim a concentração deste gás e, consequentemente, desempenhando um importante papel no combate à intensificação do efeito estufa. A remoção do gás carbônico da atmosfera é realizada graças à fotossíntese, permitindo a fixação do carbono na biomassa da vegetação e nos solos – explicou Marcos Sá.

De acordo com a subsecretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Izabel Gregório, os benefícios que a árvore nos traz são inúmeros e variados, entre eles: evitam a erosão do solo e a contaminação da água, a sombra das árvores refresca as ruas e os estacionamentos, as árvores são um meio de refrigeração natural que reduz a necessidade da construção de centrais hidrelétricas e nucleares, contribuem com as correntes subterrâneas e à manutenção dos rios, servem de barreiras visuais, é uma fonte constante de combustível para estufas e usinas e as árvores convenientemente plantadas reduzem significativamente a poluição acústica nos cruzamentos e vias de grande movimento.

A secretária de Educação e Cultura, Leide Cristina, destacou que a equipe do Núcleo de Educação Ambiental formada pela bióloga Viviane Gonçalves, pedagoga Janaína Machado e os técnicos de Meio Ambiente Marcos Pacheco e Luiz Henrique e o responsável do Projeto Viveiros Eduardo Lopes, antes do plantio fazem palestra palestra sobre o ato de plantar e os benefícios para o meio ambiente. “As mudas de árvores nativas, frutíferas e não frutíferas que serão plantadas nas escolas foram doadas pelo Projeto Viveiros do Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação”, finalizou.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: