segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Quissamã se empenha na destinação correta de resíduos



Cuidar do lixo e seu encaminhamento é uma questão mundial. Em Quissamã, o assunto está recebendo a devida atenção para que todas as normas envolvendo este processo sejam cumpridas, tendo como diretriz o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

O PGRSS aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como as ações de proteção à saúde pública e ao meio ambiente.

Segundo a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), os município terão até o mês de agosto de 2014 para iniciarem a sua coleta seletiva com suporte para segregação e reciclagem de resíduos.

A tolerância do prazo terminaria a princípio com medidas punitivas para os municípios que não respeitarem esse prazo. O Gestor de Resíduos do município, Ivo Quintino, explicou as ações que estão sendo desenvolvidas em Quissamã.

“Durante a elaboração do Diagnóstico Situacional para o Hospital Municipal de Quissamã, constatamos através dos Manifestos de Resíduos (modelo INEA), um volume de geração de resíduos de 3,25 KG/LEITO/DIA para coleta. Através de um trabalho de incentivo a reciclagem e reaproveitamento, inclusive utilizando-se de ‘Logística Reversa’, o hospital hoje vem apresentando um volume de geração de resíduos de 2.82 KG/LEITO/DIA para coleta. Em números reais isso significa uma redução de quase meia tonelada (477 KG) de resíduos que não é mais descartado e sim reutilizado. O CCIH (Centro de Controle de Infecção Hospitalar) é um grande parceiro nas medidas de segregação e monitoramento do Plano” avaliou Quintino, que é Arquiteto e Urbanista pela USU/RJ, especialização em Environment and Society pela FAU (Florida Atlantic University/USA) e pos-graduado em Engenharia Ambiental pela UCB/RJ.

Segundo Ivo Quintino, através do empenho da secretária de saúde, Dra. Mara Regina, a Gestão de Resíduos dos Serviços de Saúde encontra-se agora em expansão para todos os Postos do Programa de Saúde da Família do município.

“Com isso o objetivo é do município alcançar um controle quase totalizante já no primeiro trimestre de 2014”, completou Ivo.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: