quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Quinteto Villa-Lobos se apresenta na sexta (22) no Sobradinho


Um dos mais celebrados conjuntos de música de câmara do Brasil, o Quinteto Villa-Lobos, irá se apresentar na sexta-feira, dia 22, às 20h, no Centro Cultural Sobradinho. O projeto Quinteto Villa-Lobos 50 anos - Música no Estado do Rio de Janeiro - faz parte da Programação do Circuito e conta com o apoio do Cine Quissamã.

O Quinteto começa o dia com uma oficina às 15h e encerra com o concerto às 20h. “Já percorremos muitas cidades no Brasil com essa dobradinha oficina-concerto. A proposta é entrelaçar a música popular e o clássico, mostrando que a boa música independe de classificação”, afirma Aloysio Fagerlande, fagotista do Quinteto.

As oficinas gratuitas de flauta, oboé, clarineta, trompa e fagote recebem desde alunos atuantes, aos iniciantes e também ouvintes, interessados nos instrumentos de sopro, com o intuito de promover a aproximação do público com os músicos do Quinteto, formado por Rubem Schuenck (flauta), Luis Carlos Justi (clarineta), Paulo Sergio Santos (oboé), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote).

Quinteto Villa-Lobos sempre teve a preocupação de divulgar a música de câmara brasileira, não estabelecendo fronteiras entre o universo erudito e popular. No Gênero conjuntos de câmera, é um dos mais antigos em atividade no país e no mundo. Ganhou duas vezes o Prêmio Carlos Gomes, do Governo de São Paulo, como Melhor Grupo Camerístico Brasileiro.

O grupo ainda vem colaborando com importantes nomes da música popular brasileira, como Egberto Gismonti, Guinga, Joyce, além de várias gerações de nomes da música de concerto nacional. O Quinteto Villa-Lobos é uma das instituições musicais mais importantes do país, comparável à das principais orquestras.

Assecom da Prefeitura de Quissamã.

Nenhum comentário: