sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Projeto Alfabetizarte confecciona enfeites natalinos‏


Alunos do Projeto Alfabetizarte aproveitam o momento das festas de fim de ano e confeccionam enfeites natalinos. Eles utilizam resíduos sólidos como matéria prima. A ideia surgiu com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável. Além disso, o projeto tem a proposta de geração de renda para os alunos que recebem capacitação por meio de aulas de informática, corte e costura , carpintaria e artesanato.

Recentemente, uma empresa que atua no Complexo Portuário do Açu procurou o Projeto Alfabetizarte para fazer uma avaliação dos trabalhos realizados. A empresa tinha como meta buscar instituições, que existem no município, atuando na área de Assistência Social que tenham a proposta de incentivar o trabalho e a renda.

A confecção dos enfeites e da árvore de natal é de material reutilizado como garrafa pet, estrelas natalinas e chapa de raio X. Esses adereços serão utilizados pela empresa para decoração nas festividades de confraternização.

Já em fase final de acabamento, os objetos decorativos mobilizaram não só os alunos do Alfabetizarte, mas as famílias dos alunos e a comunidade que atuaram no recolhimento das matérias primas. Para a subsecretária de Meio Ambiente, Izabel Gregório, é importante ressaltar que esta mobilização envolvendo alunos e comunidade faz parte do processo de educação ambiental proposto pelo projeto.

“Todos os envolvidos estão colocando em prática a política dos R's que propõe uma ação na linha da Redução do consumo, Reutilização e Reciclagem de materiais”, acrescentou.

O Alfabetizarte é um projeto de alfabetização de adultos. Além disso, prioriza a formação integral voltada ao desenvolvimento de capacidades e competências adequadas às transformações científicas, tecnológicas e seu impacto na vida social e cultural. A ação é uma parceria das Secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Educação e Cultura e Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos.

Assecom de SJB

Nenhum comentário: