terça-feira, 26 de novembro de 2013

Prefeito de SJB defende investimentos em qualificação.‏


Durante a abertura do “I Seminário Nacional da Educação Profissional e Tecnológica na Área de Construção Naval: Perspectivas e Desafios para a Formação Contemporânea”, que acontece no Cine Teatro São João, em São João da Barra, o prefeito José Amaro de Souza, Neco, defendeu a necessidade de mais investimentos na qualificação profissional do jovem. O evento que prossegue até esta quarta (26), reúne gestores e coordenadores do curso de Construção Naval, dos campis de Acaraú (CE), Ipojuca (PE) e São João da Barra, do Instituto Federal Fluminense.

Neco destacou que São João da Barra tem um dos maiores investimentos na qualificação dos jovens, em todo o Norte Fluminense, tanto no ensino técnico profissionalizante, quanto no ensino universitário. O prefeito disse ainda que o esforço para a melhoria do nível de escolaridade do sanjoanense tem sido cada vez maior e lembrou que além do cartão universitário e das parcerias com instituições de ensino técnico, como o próprio IFF, o Município oferece o passe-estudante, que garante o acesso às instituições de ensino.

A parceria com o IFF foi um dos tópicos mais importantes do discurso do prefeito, durante a abertura do Seminário, nesta terça-feira: “São João da Barra tem investido na qualificação profissional da juventude e de todos aqueles que queiram se capacitar. Por meio da parceria com o IFF, vários cursos profissionalizantes são oferecidos, dentre eles, o de Construção Naval. A partir do ano que vem a nossa unidade será federalizada, ou seja, mais um investimento para os nossos jovens”, ressaltou o prefeito.

Um dos palestrantes do dia foi o secretário de Planejamento, Sidney Salgado, que lembrou o compromisso histórico que o Município possui com a área da construção naval. Fazendo um resumo histórico de um período de pujança econômica, o do ciclo da navegação, Sidney relembrou que o Cais do Imperador era o porto utilizado para exportação, principalmente de açúcar e importação, especialmente de manufaturados. Para ele, a coincidência histórica constrói um elo com o passado, porém, revela desafios maiores, já que o Superporto do Açu traz a proposta de um Porto Indústria com grandes empresas de diversas áreas: “a Unidade de Construção Naval também é uma realidade no Superporto que prevê investimentos com foco em embarcações de alto valor agregado”, ressaltou.

Além de Sidney Salgado, outro palestrante do dia foi o vice-presidente de Relações Institucionais do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Marcelo de Carvalho, que falou sobre o mercado para os profissionais nos dias de hoje. Participaram também do evento, o vice-prefeito Alexandre Rosa, secretários e vereadores.

São João da Barra – Atualmente, o Núcleo Avançado de São João da Barra oferece três cursos técnicos voltados para a área naval: Metalurgia, Eletromecânica e Construção Naval, com aproximadamente 170 alunos. Segundo o diretor do Núcleo do IFF, Valter Sales, “a área da construção naval é e será um grande vetor dos novos tempos”. De acordo com o diretor, a magnitude dos investimentos do setor produtivo e o contexto histórico e regional são os principais motivos que levaram à realização do Seminário.

O objetivo, ainda na visão de Valter Sales, é “identificar perspectivas e desafios para a formação profissional, aglutinando pontos de vista e informações dos atores preponderantes do segmento”. E ele cita como estes atores, os governos, sindicatos, as empresas, profissionais, estudantes e demais interessados no tema, como as organizações não-governamentais.

Segundo dia – Na programação desta quarta-feira, 26, os temas das palestras serão: “Desafios e Perspectivas para a Indústria da Construção Naval” e “O ensino, pesquisa e extensão na Área da Construção Naval”.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: