terça-feira, 12 de novembro de 2013

Hiperdia visa reduzir internações e mortalidade em SJB






Na próxima quinta-feira (14), São João da Barra vai atingir o ponto alto da programação do Dia Mundial do Diabetes, realizando a distribuição de folhetos explicativos, a medição da glicose e a aferição da pressão, em frente à Policlínica, na Rua Barão de Barcelos, 200, centro da cidade, a partir das 13h. Os trabalhos foram iniciados na segunda (11), nas unidades do programa Saúde da Família (PSF’s) e Básicas de Saúde (UBS).

A comemoração faz parte das ações do Programa Hiperdia realizado pela secretaria de Saúde, que atende aproximadamente seis mil pacientes portadores de hipertensão e diabetes. Com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados do diabetes, a programação inclui medição de glicose, circunferência abdominal, altura e peso, além da aferição da pressão arterial. O trabalho está sendo realizado em todo o município entre 8h e 16h.

De acordo com a coordenadora do Hiperdia, Cátia Assis, a meta da programação é conscientizar as pessoas dos cuidados que o portador de diabetes deve ter, além de orientar a população sobre os meios de prevenir a doença.

– Através do Hiperdia damos suporte ao diabético quanto à alimentação que deve ser consumida, a importância de se fazer atividades físicas, além de serem assistidos com medicamentos que são distribuídos nas unidades de saúde e no caso de pacientes acamados, estes recebem a visita dos agentes comunitários. Quando a população tem acesso a informações e tratamentos como em uma doença crônica como esta, é possível, sim, reduzir internações e também reduzir o número de mortalidade – enfatizou.

*A DOENÇA* *-* O diabetes é o aumento do nível de glicose no sangue. A glicose é um tipo de açúcar presente nos alimentos e é usada pelas células do nosso corpo como principal fonte de energia. A utilização da glicose pelas células depende da presença de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. Quando este não consegue produzir insulina suficiente ou quando a insulina produzida pelo pâncreas não age adequadamente, aumentam os níveis de glicose no sangue, causando o diabetes.

Se a pessoa sentir os sintomas da doença, como urinar excessivamente (é comum acordar à noite várias vezes para urinar), aumento da sede e do apetite, perda de peso, visão embaçada e turva e infecções frequentes, principalmente na pele, ela deve procurar uma Unidade Básica da Saúde (UBS)
mais próxima de sua residência para realizar os exames e detectar a doença.
O tratamento do diabetes exige, além do acompanhamento médico especializado, alimentação saudável e prática de exercícios físicos. O diagnóstico precoce é o primeiro passo para o sucesso do tratamento e o SUS oferece tratamento integral para as pessoas portadoras da doença.

Secretaria de Comunicação Social Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

Nenhum comentário: